Vacinação contra Gripe: Tire suas dúvidas

A vacinação contra a gripe H5N1 é indicada para toda a população brasileira. Até o fim de maio, mais de 2,3 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina. Tire suas dúvidas e não deixe de se prevenir também!

A gripe pode matar?

Sim. Caso não for tratada a tempo, a gripe pode resultar em complicações graves, inclusive a morte, especialmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina?

A vacinação é a forma mais segura e assertiva de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção, como lavar e higienizar as mãos com frequência, evitar locais fechados e aglomerados e manter uma alimentação balanceada.

É possível pegar gripe pela vacina?

Não. A vacina é desenvolvida com o vírus morto, portanto, é 100% segura. O que pode surgir são reações adversas de intensidade leve, que costumam desaparecer espontaneamento em até 48 horas após a vacinação. Mas tudo depende de organismo para organismo.

Quem pode tomar a vacina?

A vacinação contra a gripe é indicada para qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade, com exceção a indíviduos alérgicos à proteína do ovo, já que a substância é usada na fabricação da vacina.

Em gestantes, a vacina da gripe faz mal para o bebê?

Pelo contrário. A vacinação é muito importante tanto para a mãe quanto para o bebê.

É preciso tomar a vacina todos os anos?

Sim. Primeiro porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo porque a cada ano surge um novo tipo de vírus da gripe. Assim, a vacina também muda a cada ano, conforme o vírus mais propenso a contaminação em cada período.

Rolar para cima