UPA 24h Santarém: Projeto prontuário no Centro Especializado de Atendimento Covid-19

O centro especializado foi inaugurado oficialmente no dia 3 de novembro, com 20 leitos de internação para atender Santarém e região.

A equipe do psicossocial da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h implantou nos dois isolamentos do Centro Especializado da Covid-19 o projeto Prontuário Afetivo, que tem o objetivo de aproximar e criar mais conexões positivas entre o paciente e a equipe multidisciplinar. O projeto quer fortalecer a autoestima das pessoas internadas, focando nas características menos técnicas e mais na subjetividade, contendo informações sobre os gostos e alegrias do doente.

São muitos os elementos que definem quem é a pessoa por trás do paciente. E são esses detalhes que constroem o prontuário afetivo, como por exemplo, de que forma gosta de ser chamado, se tem filhos, se tem pets, qual a comida e música preferida, quais os hobbies, entre outros.

O prontuário fica afixado próximo ao leito, de fácil leitura para a equipe, com um layout mais lúdico e colorido. De posse dessas informações, a equipe assistencial tem a liberdade para iniciar uma conversa mais descontraída e em alguns casos colocar a música preferida. No caso da música, é uma conduta rápida, com som do celular baixo, mas que leva uma tranquilidade e sensação de bem-estar para o paciente.

A psicóloga Jane Wanderley destaca a importância desta ação para proporcionar segurança e reforçar ainda mais o vínculo entre eles. “Muitas vezes, com a rotina cansativa e difícil, a maioria dos profissionais não conhece a história de vida de seus pacientes. É um resgate dessas afetividades das relações humanas e também contribui para uma assistência mais humanizada. Estamos cuidando do amor de alguém”, reforça.

Rolar para cima