Teste do Pezinho realizado em todas as unidades de saúde de Marechal Floriano

Rael Sérgio

A Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Mais saúde, promoveram no mês passado em todas as unidades de saúde de Marechal Floriano, o Teste do Pezinho.

Os profissionais receberam orientação quanto à busca ativa do paciente, preparação do local e adequação do atendimento aos recém-nascidos e suas famílias.

O Instituto Mais Saúde, que realiza gestão compartilhada da área da saúde no Município, destaca a importância do programa: “O diagnóstico precoce das doenças identificadas no exame é muito importante para o tratamento. É uma determinação em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, para oferecer atendimento cada vez mais humanizado à população e facilitar o acesso aos serviços”.

“Estamos promovendo gestão de Saúde, que envolve a humanização. Para nós, não basta ter um equipamento referencial. É preciso que os profissionais se dediquem a cuidar dos pacientes, com atenção e respeito. E neste conceito o Mais Saúde se encaixa perfeitamente”, avaliou a Coordenadoria da Atenção Básica à Saúde.

O Teste do Pezinho deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida. Por meio dele é possível diagnosticar as seguintes doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e fibrose Cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita e anemia falciforme.

Rolar para cima