Semana da Segurança do Paciente no Hospital Municipal de Santarém

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) promoveu uma programação diferenciada no encerramento da 3° Semana de Segurança do Paciente. Em pauta, o tema “Trabalhador de saúde seguro = paciente seguro” abordou as diretrizes das setes metas da segurança do paciente, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Na programação contamos com uma exposição sobre as sete metas do paciente seguro, sendo elas: Identificação do usuário, comunicação efetiva, cirurgia segura, higiene de mãos, segurança de medicamentos, quedas e lesão por pressão. Teve ainda a cabine de lavagem corretas das mãos, atividade com objetivo de mostrar a forma correta de lavar as mãos e quais parte ficam sem a higienizarão correta. 

Essa foi uma ação integrada organizada pelo Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), em parceria com a equipe da comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH), equipe da Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), e das clínicas e setores do HMS e PSM, que são eles, médica, cirúrgica, pediátrica, setores do PSM e o setor da UTI.   

Ainda como parte da 3º Semana de Segurança do Paciente, houve atividades em todos os setores relacionados à saúde do paciente e colaborador,  com ginástica laboral, sorteios de brindes. troca de mensagens de carinho entre os colaboradores e treinamento sobre “Manejo do Acesso Venoso Periférico”, onde envolveu os enfermeiros e técnicos de enfermagem.

ASCOM/HMS

Rolar para cima