Semana da Segurança do Paciente é realizada no Hospital Regional do Tapajós

IMG_3147

A iniciativa busca a qualificação dos cuidados prestados pelos profissionais da unidade e conscientiza-los quanto a contribuição com a adesão dos protocolos de segurança.

O dia 18 de abril começou diferente no Hospital Regional do Tapajós (HRT), equipe liderada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), deu início as atividades da 1ª Semana da Segurança do Paciente. Na ocasião, realizou-se um café da manhã com a temática “Trilhas do Cuidado Seguro”.

Durante a abertura da programação, as enfermeiras do NQSP, Marcela Cristina e Gabrielle Silva, apresentaram e reforçaram a importância das diretrizes do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instaurado no Brasil em 2013. Composto por seis protocolos básicos, o projeto garante a qualidade do serviço, evitando e diminuindo a ocorrência de eventos adversos dentro da instituição

O evento acontece no mesmo mês em que se celebra o Dia Nacional da Segurança do Paciente e conta com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP). A programação se estende até o dia 26 de abril trará atividades práticas e teóricas referentes as seis metas, sendo elas a identificação segura, comunicação efetiva, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção de quedas e prevenção de lesão por pressão, sendo essas ultimas interligadas.

Nesta segunda-feira (18), a instituição deu início a primeira atividade da semana especial. Pela manhã, houve a abertura da 1ª meta, e a tarde ocorreu a palestra sobre “Cultura de Segurança”.

Segundo o NQSP, a unidade tem dado seguimento ao processo de implantação dos protocolos de Identificação Segura do Paciente, Cirurgia Segura, Higienização das Mãos e Prevenção de Lesão por Pressão, através do desenvolvimento de atividades em alusão a segurança do paciente, enfatizando de forma educativa e dinâmica a importância dos profissionais e usuários adotarem as práticas de segurança implantadas na instituição, visando a redução de riscos e danos evitáveis que refletem na prestação de uma assistência segura e de qualidade.

De acordo com a Enfª Gabrielle, o objetivo geral da programação é efetuar a qualificação dos cuidados prestados pelos profissionais do HRT conscientizando-os a contribuir com a adesão dos protocolos de segurança, envolvendo também os usuários no processo de conhecimento e disseminação de informações que promovam a cultura de segurança.

O último dia do evento acontecerá no dia 26 de abril, com a palestra sobre a “Importância da Notificação de Eventos Adversos!

Por: Moisés Sodré

Rolar para cima