Quais são os benefícios da gestão compartilhada da saúde?

A gestão compartilhada entre uma Organização Social da Saúde (OSS) e o Poder Público pode ocorrer em níveis municipais, estaduais ou federais, a partir de contratos com 12 meses ou mais de duração. Esses projetos devem apresentar iniciativas, metas, prazos de execução, responsabilidades e obrigações dessa parceria, que é estabelecida por meio de uma licitação.

O que torna esse processo vantajoso, em primeiro lugar, é o fato das Organizações Sociais não estarem submetidas às mesmas normas de gestão de recursos humanos, compras, contratos e execução orçamentária da administração pública. Dessa forma, há mais agilidade, eficiência e qualidade nos serviços prestados.

Conheça todas essas vantagens!

O Instituto Mais Saúde, por exemplo, é uma OSS e exerce gestão compartilhada com a Prefeitura de Barão de Cocais. Comprovadamente, esse modelo de administração traz benefícios tanto para os cidadãos quanto para o Poder Público.

  • Economicidade:

De acordo com o estudo realizado em 2006 pelo Banco Mundial, a gestão compartilhada de hospitais permite uma economia média de 8% nos custos.

Isso porque a OSS deve gerir com o mínimo de recursos possíveis, sem fins lucrativos, visando a promoção de resultados, administração correta e boa distribuição de tarefas e atividades.

  • Eficiência:

Ainda segundo o estudo realizado pelo Banco Mundial, esse modelo permite o aumento de mais de 30% da  produtividade dos hospitais e unidades públicas de saúde.

Nesse sentido, o Instituto Mais Saúde, por exemplo, investe na educação continuada e na capacitação tecnológica dos profissionais da saúde, que garantem a qualidade no atendimento.

  • Desburocratização:

 As OSS’s são instituições privadas, portanto, não estão sujeitas às burocracias da Administração Pública. Isso permite a dinamização e simplificação da gestão, ações, campanhas e processos.

  • Assessoria Especializada:

Uma OSS acompanha sempre de perto os serviços implantados, de forma a garantir o aprimoramento das atividades e práticas na área da saúde. A equipe do Instituto Mais Saúde reúne profissionais capacitados e experientes, para oferecer assessorias contábeis, técnicas e de qualidade.

Rolar para cima