Projeto “Janela Afetiva” leva abraço aos pacientes do Centro Especializado de Atendimento Covid-19

janela_afetiva

Na manhã de 31 de dezembro, dois pacientes internados no Centro Especializado de Atendimento Covid-19, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém, participaram da primeira ação do Projeto “Janela Afetiva”, que proporciona um aconchego no abraço entre os doentes e familiares. O abraço aconteceu em uma janela do isolamento dos leitos clínicos e teve toda retaguarda da equipe multiprofissional.

O projeto foi pensado com o objetivo de levar humanização aos pacientes. Toda ação teve a presença de um médico, fisioterapeuta, equipe de enfermagem, equipe psicossocial e gestão administrativa. Durante a realização do projeto, um plástico de proteção e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foram usados nos visitantes.

Para o Dr. Eduardo essa é uma oportunidade de aproximar paciente, família e equipe profissional. O médico afirma que o perfil do paciente que estão participando do “Janela Afetiva” são os que estão evoluindo bem e que estão hã mais de três dias internados. “A internação é um momento de apreensão para todos. Falando do paciente ao participar do projeto poder ver um familiar e para o familiar de poder se sentir seguro com a equipe ao perceber o tratamento dado”, explicou.

Ascom HMS