Projeto ‘Cuidando de quem Cuida’ do Abelardo Santos proporciona bem estar-físico e emocional aos colaboradores

Female doctor stretching arm while looking away in blue uniform front view.

Exercícios de fortalecimento evitam estresse, ansiedade, sedentarismo e lesões laborais

Como forma de promover medidas que tornem claro para o colaborador o quanto o seu serviço é importante para toda a sociedade paraense. Em Belém, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, lançou este mês, o Projeto “Cuidando de quem Cuida”. A iniciativa faz com que uma pausa no trabalho de 15 a 20 minutos em três dias por semana, se transforme em qualidade física e emocional para os profissionais que atendem na assistência da unidade.

A iniciativa do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Instituto Mais Saúde, que administra a unidade, está promovendo mais qualidade de vida, assim como evitando lesões laborais dos profissionais da saúde. A ação mobiliza os colaboradores à prática de exercícios de fortalecimento, evitando o estresse, a ansiedade e o sedentarismo.   

Em três dias na semana, a equipe de fisioterapia do Abelardo Santos põe os colaboradores para praticar exercícios que previnem doenças provocadas pela rotina de trabalho. A ginástica tem duração curta, não chega a ter atividades de muita intensidade ao ponto de suar a camisa, porém, traz benefícios de longa permanência para a saúde física e emocional dos funcionários. 

Participação- A técnica de hemodiálise, Clea Oliveira, participou e aprovou o projeto. Para ela, a iniciativa trouxe uma mudança positiva na rotina de trabalho. “A ginástica no labor chegou em uma boa hora, pelo fato de a gente estar parado por um longo período e ao mesmo tempo, fazendo muitas atividades como virar o paciente de lado, dar banho no leito, por exemplo”, observou a técnica. Clea elenca os resultados. “A ginástica trabalha em nossa postura, estou com a respiração melhor, os movimentos. Eu gostei!”, acrescentou.

O curto intervalo para os exercícios durante o trabalho trouxe diversos benefícios para a enfermeira Ana Paula Sales. “Muito bom mesmo. Quando a gente volta para a rotina, ficamos mais dispostos a continuar produzindo. Não foi só eu, mas toda a equipe gostou muito desse momento da ginástica laboral”, parabenizou a iniciativa.

Benefícios– A ação partiu do setor de fisioterapia como forma de impactar positivamente na assistência do paciente. “O Projeto Cuidando de Quem Cuida” vem para proporcionar aos colaboradores melhora na qualidade física e mental, com técnicas de relaxamento e alongamentos. Dessa forma, o corpo acaba ficando mais disposto para encarar a rotina do plantão, afetando diretamente na qualidade da assistência”, explicou Axell Lins, coordenador do serviço de fisioterapia do HRAS.

Benefícios- A fisioterapeuta Maria Talia observa que os exercícios são de grande importância no ambiente de trabalho. “Eles previnem possíveis lesões nos colaboradores através da ginástica preventiva, corretiva, compensatória e de relaxamento. Cada uma dessas modalidades tem sua importância dentro desse conceito, onde cada um tem o mesmo objetivo que é corroborar para um ambiente mais leve e fácil de trabalhar. Assim, melhorar o sistema nervoso, reduzir a sensação de fadiga, combater as doenças ocupacionais, aumentar a atenção e a concentração, minimizar a monotonia e descontrair o ambiente”, disse a especialista.

 

Serviço– Para o diretor geral do Abelardo Santos, Marcos Silveira, a gestão do Instituto Mais Saúde está reunindo um conjunto de esforços para proporcionar aos trabalhadores e aos usuários da unidade um aumento na qualidade de vida. “Nosso objetivo é cuidar das pessoas: pacientes e colaboradores. Percebemos que ações simples, como a ginástica na hora do trabalho, trazem resultados extraordinários para a saúde e o bem-estar dos nossos trabalhadores. Estes exercícios utilizam técnicas de respiração, alongamentos e correção de postura, que evitam as doenças ocupacionais e o possível surgimento de lesões, assim, temos um colaborador mais disposto para atender da melhor forma os nossos usuários”, ponderou o gestor.

Por: Roberta Paraense

Rolar para cima