Profissionais do Abelardo Santos alertam estudantes para a prevenção da gravidez na adolescência

prevencao_gravidez

A programação da unidade integra a campanha nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência instituída na lei 13.798/2019. A iniciativa prevê uma semana de programação no País, foi incorporada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e está em vigor desde o ano de 2019, visando a orientar e conscientizar os jovens. O objetivo da campanha é levar orientações sobre as medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

As atividades desenvolvidas nas instituições de ensino, contemplaram roda de conversa sobre as consequências de uma gravidez precoce. Dentro da temática, também foram discutidas as questões físicas e emocionais nesta fase; os impactos nos estudos e o ingresso no mercado de trabalho, além da conscientização do adolescente do sexo masculino sobre suas responsabilidades compartilhadas com a mulher, neste caso.

A dinâmica ocorreu através da atividade ‘Cápsula do Tempo’. A ação levou os alunos a escreverem uma carta para o seu “eu” do futuro, contando os seus desejos e anseios para os próximos anos e a análise de um estudo de caso de uma jovem que engravidou precocemente.

Para a diretora da instituição de ensino, Viviane da Costa, esse tipo de parceria é sempre bem-vinda, devido ter temas em que a escola consegue abordar somente superficialmente, e o apoio de profissionais de diversas áreas e capacitados para conversar sobre assuntos específicos contribui de forma significativa na vida do aluno.

“Eu achei maravilhoso o Hospital Abelardo Santos ter se colocado à disposição para esse trabalho de orientação, tirando aquela imagem que hospital só serve para a doente, nos mostrando que lá também podemos buscar ajuda em relação a prevenção”, elogiou.

Por: Roberta Paraense

Rolar para cima