Pacientes de Marechal Floriano já contam com atendimento informatizado na saúde

De acordo com secretária, fim do prontuário de papel será um ‘divisor de águas’ no atendimento aos pacientes da cidade

Eduardo Antunes/Rael Sérgio

A modernização chegou ao serviço público de saúde em Marechal Floriano. A Organização Social Mais Saúde, gestora do serviço no município, trabalha com um sistema informatizado que coloca a cidade como pioneira na região em tecnologia no setor.

De acordo com a secretária da pasta, Maria Aparecida Trarbach, com os computadores, o atendimento é realizado com mais precisão, desde a triagem na recepção, ao médico.

A gestora informou ainda que um melhor serviço está sendo oferecido ao paciente, com mais precisão para o diagnóstico médico, de acordo com o histórico das consultas anteriores que são acessados no sistema utilizado.

No pronto atendimento, o BAU (Boletim de Atendimento de Urgência) de papel foi substituído desde o dia 10 de novembro e, com a auditoria no sistema, pode ser constatado que o horário de pico, quando há maior procura no PA, é das nove às onze horas da manhã.

“Com esses e outros dados em mãos pode ser avaliado quando há maior atenção ao setor de emergência”, explica a secretária. Ela observa que os usuários do SUS estão mais satisfeitos com o atendimento mais rápido, mais preciso e personalizado.

A dona de casa Flávia Dias Pimenta frequentemente utiliza o serviço no Centro de Saúde Ari Ribeiro da Silva junto a seu esposo e aprovou as mudanças. “O pessoal é excelente e estão atendendo bem, não tenho do que reclamar”, pontua.

Com a conclusão da informatização, todas as Unidades de Saúde do interior vão receber computadores e contarão com a mesma tecnologia.

Se o município precisasse adquirir o software, ele custaria mais de R$ 200 mil, com a gestão compartilhada que foi implantada, essa tecnologia veio sem custo aos cofres públicos, uma forma de atendimento com prioridade na saúde do cidadão, economia e, de acordo com a Maria Aparecida, com mais relevância para a vida.

Fonte: http://www.noticiacapixaba.com/noticias/marechal-floriano/item/2269-pacientes-de-marechal-floriano-ja-contam-com-atendimento-informatizado-na-saude