Novo sistema de saúde de Marechal Floriano vai otimizar atendimento para garantir avanços em benefício dos usuários

Cartão do cidadão vai integrar programas sociais ao sistema, ambulâncias estão sendo monitoradas por GPS e mensagens SMS irão avisar pacientes sobre marcação de consultas e exames

Rael Sérgio/Eduardo Antunes

O novo sistema de gestão compartilhada em saúde adotado no município de Marechal Floriano está em fase de implantação, com inovações na prestação do serviço ao cidadão e uma proposta de atendimento com maior qualidade.

O anúncio da Prefeitura, por meio da secretária Municipal de Saúde Maria Aparecida Trarbach, do prefeito Lidiney Gobbi (PMDB) e da equipe técnica da Organização Social Mais Saúde, traz informações detalhadas sobre o funcionamento do setor com práticas que otimizem a gestão, proporcionando economia e rapidez no atendimento às demandas dos pacientes.

O usuário do SUS será informado sobre a marcação de consulta ou exame por meio de mensagem SMS e, em breve, será implantado o serviço conjunto com as secretarias, de Assistência Social e de Educação, para o cadastro de pessoas inscritas em programas sociais no “Cartão do Cidadão Florianense”.

O cartão, que ainda não teve seu nome definido, vai conter informações cadastrais do programa Bolsa Família, como o peso da criança, sua frequência escolar e atualizações nos dados sociais de seus familiares.

As ambulâncias já estão circulando com monitoramento via GPS. Agora, a localização do veículo pode ser acompanhada em tempo real e sua rota pode ser definida antes mesmo de iniciar a viagem. Ao sair da localização preestabelecida, uma mensagem SMS avisa a Secretaria de Saúde sobre por onde o motorista está passando sem autorização prévia, evitando o atraso na viagem, além do desperdício de combustível e possível desvio de percurso.

Outro benefício do monitoramento, que é definido como mais importante pelo prefeito, é a possibilidade de maior rapidez ao atendimento de emergência, uma vez que a ambulância acionada será a que estiver localizada mais próxima da ocorrência.

“Se durante todo o ano essa ferramenta ajudar a salvar uma vida, para mim já valeu a pena ter implantado esse serviço. A vida é o bem mais importante que o cidadão tem e temos que trabalhar em prol da saúde e da manutenção da vida com qualidade”, pontua Lidiney.

Fonte: http://www.noticiacapixaba.com/noticias/marechal-floriano/item/2241-novo-sistema-de-saude-de-marechal-floriano-vai-otimizar-atendimento-para-garantir-avancos-em-beneficio-dos-usuarios

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