Marechal Floriano realiza palestra sobre a importância do aleitamento materno

Rael Sérgio

A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano e o Instituto Mais Saúde realizaram, neste mês de agosto, nas unidades básicas do Município, palestra sobre a importância e a forma correta do aleitamento materno. O evento faz parte da programação de atividades da “Semana Mundial de Amamentação”.

Apresentado pelo enfermeiro da Equipe de Estratégia Saúde da Família de Araguaia/Rio Fundo, Wesley Barcellos de Assis, o tema principal visa mostrar o progresso alcançado até o momento e as lacunas existentes e decisivas para o aleitamento materno, e fortalecer práticas que ajudam as mulheres que amamentam e trabalham nos setores informais.

Outra meta apresentada por ele, foi estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens, para que compreendam a importância e relevância do aleitamento materno.

“A palestra foi positiva, pois na ocasião as gestantes aproveitaram a oportunidade para tirar as dúvidas surgidas sobre aleitamento e ainda participaram de demonstração prática com boneco sobre a forma correta de amamentar”, contou o enfermeiro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno é considerado a primeira vacina da criança: além de ter alto teor nutritivo possui um grande poder de imunização. O colostro é rico em anticorpos, tem uma grande quantidade de leucócitos, favorece o crescimento e é rico em vitamina A. Todas essas propriedades protegem contra infecções e alergias, icterícia, aceleram a maturação intestinal e previnem doenças oculares causadas por deficiência de vitamina A.

A amamentação reforça o vínculo afetivo e ainda ajuda na recuperação da mãe, acelerando o útero para voltar ao tamanho normal e reduzindo o risco de hemorragia. Outro benefício é que diminui os riscos de câncer de mama e de ovário.

Rolar para cima