Marechal Floriano realiza exame gratuito de HIV/Aids

Rael Sérgio

Quando o assunto é “Gestão em Saúde”, o município de Marechal Floriano, sai na frente. A gestão compartilhada em saúde, entre o município de montanhas e o Instituto Mais Saúde, desde o início de novembro do ano passado, quando iniciaram os trabalhos no setor, varias ações foram realizadas, inclusive o atendimento aos usuários, que virou hoje referência na Região Serrana do Estado.

Entre as ações, estão sendo realizados testes gratuitos para diagnóstico do HIV/Aids dentro da “Campanha Anti-HIV”. O intuito, segundo o Instituto Mais Saúde, é a conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Na primeira campanha realizada no ano passado no Dia Mundial do Combate à AIDS, cerca de oitenta exames foram realizados, incluindo o da sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Também foi realizado um reforço das testagens em todo o município e ainda distribuição de materiais informativos e preservativos em diversos pontos da cidade durante os dias de carnaval.

Pessoas como Weverson Peregrino (foto acima), aprovaram a ideia. Ele fez o teste e elogiou a iniciativa. “É importante nós termos essa conscientização de se prevenir por causa da Aids. Quando a gente se preserva também ajuda a preservar os outros”, afirmou.

Inicialmente o interessado passa com um enfermeiro (a) para aconselhamento sobre doença sexualmente transmissível e formas de contagio do HIV e, na sequência, faz a coleta de sangue para o exame.

O resultado fica pronto após 15 dias e deve ser retirado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Unidade de Saúde Cézar Vello Puppim, no centro da cidade. Em caso positivo, a pessoa será convocada para um novo teste para confirmação.

Para realizar os exames, o Instituto Mais Saúde informa que os interessados devem procurar a enfermeira Shirley de Carvalho no Centro de Testagem e Aconselhamento.

Rolar para cima