Marechal Floriano participa de Campanha Nacional de Multivacinação


Ana Paula Mill

O objetivo da Campanha Nacional de Multivacinação – fazer com que crianças e adolescentes comparecessem às unidades de saúde e postos de saúde espalhados por todo o Brasil – foi alcançado. E em Marechal Floriano não foi diferente. O “Dia D” de Vacinação aconteceu no último sábado, 24 de setembro.

Centenas de Crianças com idades abaixo de 5 anos e crianças e adolescentes entre 9 e menos de 15 anos (público alvo da campanha)marcaram presença nas Unidades de Saúde do município. A intenção era que meninos e meninas fossem até as unidades para uma verificação do cartão de vacinação. Se houvesse necessidade, tomariam as doses das vacinas que estavam pendentes.

Somente na Unidade de Saúde de Santa Rita, foram recebidas 118 crianças com menos de 5 anos. No entanto, apenas 28 delas foram vacinadas. Crianças de nove anos e adolescentes abaixo de 15 anos somaram 94 atendimentos. Porém, somente 14 deles tiveram necessidade de receber doses de vacinas. O total geral foi de 212 atendimentos a crianças e adolescentes.

A coordenadora da Unidade de Saúde de Santa Rita, enfermeira Luciana De Nadai, juntamente com a enfermeira Thays Soares de Freitas Costa, agradecem a todos os profissionais da equipe de Estratégia de Saúde da Família que atuaram comprometidos na Campanha de Multivacinação.

“É imprescindível que crianças e adolescentes estejam com as vacinas em dia para protegê-los de doenças graves e que podem colocar a vida deles em risco. Ninguém é nada sozinho. É importante lembrar que alcançar o sucesso com um esforço coletivo é muito mais prazeroso”, destacou a enfermeira Luciana De Nadai.

Segundo informações do Ministério da Saúde, foram enviadas aos Estados 26,8 milhões de doses de vacinas. Elas foram divididas em 7,6 milhões para a vacinação de rotina, no mês de setembro, e mais 19,2 milhões de doses extras para a campanha de multivacinação.

Cerca 350 mil profissionais de saúde, de 36 mil postos de vacinação, foram envolvidos na campanha, que aconteceu entre os dias 19 e 30 de setembro, em todo o Brasil.

Fonte: Notícia Capixaba

Rolar para cima