Iogurte ou bebida láctea? Conheça a diferença entre eles antes de servir à família

Nutricionista do Instituto Mais Saúde fala sobre a diferença entre as duas bebidas

Rael Sérgio

Quantas vezes seu filho lhe pediu para comprar iogurte e você comprou, afinal o alimento contém propriedades benéficas à saúde e a defesa do organismo humano, certo?

Mas e quando o produto adquirido era similar, com cor e sabor idêntico e na mesma embalagem do iogurte, porém era bebida láctea – não contendo as mesmas propriedades nutricionais que o produto tradicional?

A indústria busca otimizar seus produtos com a finalidade de obter lucro. Com o segmento de laticínios não é diferente, na produção do queijo, por exemplo, o soro do leite aparece como um subproduto e se não for reutilizado, torna-se em problema.

Acontece que a grande produção no país, resulta em enorme quantidade desse material, uma vez que é perecível poderia tornar-se poluente e seu descarte correto geraria nova despesa àquela linha de produção.

O fator positivo seria o grande potencial nutricional, a nutricionista do Instituto Mais Saúde, Fernanda Caliman, ressalta que o soro do leite contém 55% dos nutrientes do leite, além de ser fonte de proteínas, vitaminas, minerais e de lactose.

A solução econômica e ambiental é seu uso na produção de outros alimentos. Entre eles está a bebida láctea com características de iogurte, contendo polpa de frutas e 51% de soro de leite. Fernanda acrescenta que em sua embalagem deve constar os dizeres informando que aquele produto não é iogurte e que contém soro do leite.

A nutricionista informa que a vantagem da bebida láctea é a baixa caloria somada a seu potencial nutritivo, mas em contrapartida é menos nutritiva que o produto tradicional.

De acordo com a profissional, no iogurte deve conter ingredientes lácteos em 70% e nele a lactose se transforma em ácido láctico, promovida por bactérias benéficas ao organismo humano.

“Não é correto afirmar que um ou outro produto possa ser prejudicial à saúde, mas cada um deve se orientar para saber qual deles é mais adequado à sua dieta ou é favorável a uma alimentação saudável”, ressalta Fernanda Caliman.O iogurte integral, light e o desnatado são os mais recomendados por ela para quem quer manter uma dieta saudável, controlar taxas de colesterol ou açúcar no sangue e manter o peso.

Rolar para cima