Instituto Mais Saúde promove campanha para a prevenção de tracoma em escola de Marechal Floriano

Rael Sérgio

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria Municipal do Programa de Tracoma realizou a abertura da Campanha de Prevenção do Tracoma, na Escola Professor Nicolau Kröhling de Santa Maria, distrito de Marechal Floriano, para detecção da doença.

A campanha tem por finalidade identificar os casos precoces da doença, que é infecciosa, causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis, que provoca inflamação na conjuntiva do olho e afeta, principalmente, as crianças.

Uma equipe formada pela Estratégia Saúde da Família (ESF) de Santa Maria de Marechal, realizou exames nos alunos.

De acordo com o coordenado do Programa de Tracoma da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Eugênio Gave,o Município já tem o que comemorar, com resultados bastante favoráveis à campanha de prevenção. “Há cinco anos, o programa começou com um índice de 8,9 % de positividade. Em 2015, o índice caiu para 1,7 % de casos positivos”, informou.

Saiba mais sobre o Tracoma:

O tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que ocorre principalmente em crianças. O tratamento é fácil, mas, se não for realizado rapidamente, pode prejudicar a visão.

A transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. Ocorre também pelo contato com objetos contaminados, como lápis, borracha, caneta, roupas de cama, lenços, toalhas de rosto e de banho.

Para prevenir a doença, é necessário lavar bem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçar os olhos, não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.

Rolar para cima