Hospital Regional do Tapajós lança Campanha do Fevereiro Roxo e Laranja sobre tratamento de doenças

tratamento_doencas

O objetivo da unidade de saúde é alertar e conscientizar a população sobre o tratamento de doenças como o Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, representadas na cor roxa e na cor laranja, alerta sobre a leucemia.

Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde (MS), neste mês Fevereiro o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, está abordando temáticas para alertar e conscientizar a população quanto às doenças Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, representadas pela cor roxa, já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar quanto a um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia, que é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida.

O lema da iniciativa é “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Ou seja, apesar de as doenças serem incuráveis – com exceção da Leucemia, não significa que os portadores não possam ter qualidade de vida. Por isso, a campanha, tem como foco compartilhar informações, como sintomas e tratamentos disponíveis, e mostrar que o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida. Para tanto, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HRT, montou um painel informativo.

Segundo a Enfermeira e coordenadora do NEP, Bruna Santana, todo mês a unidade trabalha com uma temática diferente, conforme indicado pelo Ministério da Saúde. “Neste mês de fevereiro as cores são roxo e laranja, onde abordamos 4 doenças diferentes. Ao lado do painel foi instalado uma pequena cesta com vários cartões de curiosidades e informações acerca das doenças. São conteúdos relacionados aos conceitos, sintomas e tratamentos de cada enfermidade”.

Durante as demais semanas do mês serão realizadas rodas de conversas e ações educativas com os colaboradores e usuários, afim de conscientizá-los sobre as temáticas.

Por: Moisés Sodré

Rolar para cima