Hospital Municipal Dr. Waldemar das Dores, em Barão de Cocais, realiza terceiro Mutirão de Cataratas do ano

doctor-pouring-some-eye-drops-patient

A ação promove bem-estar e qualidade de vida para os cidadãos cocaienses

A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo e o seu principal sintoma é a visão embaçada, além da duplicidade de objetos, sensibilidade à luz ou imagens distorcidas. Para os portadores da patologia, existe a dificuldade de leitura, de dirigir automóveis e de até realizar atividades simples do dia a dia, causando enorme desgaste emocional e dificuldades na qualidade de vida.

A Secretaria de Saúde de Barão de Cocais, está empenhada em tornar essa realidade diferente no munícipio. Ao todo, somente em 2022, foram realizadas 92 cirurgias no Hospital Municipal Dr. Waldemar das Dores durante o Mutirão de Catarata, com sua última edição realizada nesta segunda-feira (9).

Pouco invasiva e sem a necessidade de internação, os pacientes podem sair da sala cirúrgica e ir diretamente para casa. Durante a ação, foi possível acompanhar relatos de pacientes que exemplificam as inúmeras dificuldades enfrentadas por trás da doença, desde o desajuste no desempenho dos vários papeis sociais que cumprimos diariamente como mãe e/ou esposa, até à preocupação com o planejamento financeiro que mostra a importância da saúde pública e a necessidade de ofertar procedimentos essências à população local.

O impacto da cirurgia de catarata se relaciona diretamente com status socioemocional, com a interação social, saúde mental e a independência do cidadão, dessa forma, alertamos que quanto mais cedo diagnosticado e tratado, melhor.