Hospital Dr. Abelardo Santos vai oferecer unidade móvel para somar com as ações do TerPaz no Pará

hras

Estrutura conta com três consultórios equipados para os atendimentos oftalmológicos, ginecológicos e de clínica-geral

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), agora conta com uma unidade de saúde móvel, equipada com três consultórios médicos e infraestrutura para os atendimentos ginecológicos, oftalmológico e de clínica-geral, além de pequenos procedimentos. O ônibus irá integrar as ações do Governo do Estado, através do Projeto “TerSaúde”, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em localidades atendidas pelo Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).  

Além dos bairros do Guamá, Terra-Firme, Nova União, Cabanagem, Icuí, Jurunas e Benguí, na Grande Belém, já atendidos pelo projeto,  o objetivo é que o HRAS Móvel percorra os 144 municípios paraenses, promovendo saúde de qualidade e assertiva, por todas as regiões do Estado. Nesta terça-feira (15), o ônibus foi visitado por uma equipe do Projeto, e causou grandes expectativas para o seu funcionamento. “O ônibus é maravilhoso e vem somar com as ações que já desenvolvemos desde 2019”, explicou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz.

As primeiras localidades de atendimentos ainda não foram definidas, no entanto, o distrito de Icoaraci, será uma das prioridades, devido ser a região de maior abrangência do Hospital Abelardo Santos. “Em seguida, iremos atender não apenas nos sete bairros do TerPaz, mas também na região metropolitana de Belém e nos 144 municípios do Estado do Pará, juntamente com a Carreta da Paz da saúde, com ações do TerPaz itinerante”, destacou Alessandra Amaral. 

A coordenadora da Sespa no TerPaz, parabenizou a iniciativa da Organização Social, o Instituto Mais Saúde, que gerencia o Regional Abelardo Santos. “Estamos alinhando parceria com as equipes do HRAS, levando assim, mais serviços de saúde para todos os paraenses”, acrescentou Alessandra Amaral.

Para o secretário Estadual de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a unidade móvel do HRAS, é uma estratégia do Governo do Estado para promover saúde aos paraenses. “O trabalho que a Secretaria de Saúde do Estado vem desempenhando é fundamental para dar continuidade à política pública dos Territórios pela Paz. Para a unidade móvel do HRAS, estamos definindo os locais de atendimentos, convictos que vamos chegar até os paraenses, com atendimento médico de qualidade, exames, encaminhamentos”, garante o titular da pasta.

Infraestrutura- O diretor técnico do Abelardo Santos, Paulo Henrique Ataíde, garante que a unidade móvel do HRAS, mantém um potencial de infraestrutura para atender à população de forma cômoda e de qualidade. “Temos um ônibus completamente novo, que garante a assistência ginecológica, para fazer implante de DIU, coletar preventivo, para colocação de anticoncepcional transdérmico, por exemplo.  Temos ainda, um ambulatório para clínica-médica e banheiro”, detalhou Ataíde.

O médico também ressaltou que a unidade móvel tem capacidade de atendimentos em três consultórios simultâneos. “O ônibus é equipado também, com um consultório oftalmológico, que além das consultas na especialidade, podem ser realizados, pequenos procedimentos em oftalmo. A infraestrutura é completa, e conta com acessibilidade para cadeirantes”, frisou Paulo Henrique Ataíde.

 A população paraense, também pode contar com o ônibus, para fazer procedimentos como exérese de lipoma, de cisto sebáceo.  Nas atividades da unidade, ainda serão oferecidas triagens com técnicos de enfermagem e enfermeiros, além do apoio administrativo. “A Mais Saúde tem investido e trabalhado para que o paraense tenha acesso à saúde pública e, mais que isso: com um atendimento de qualidade, humanizado e assertivo. Este novo projeto vem integrar as ações do TerPaz que estão transformando as vidas das pessoas por onde passam”, salientou Marcos Silveira, diretor executivo do Abelardo Santos.

Rolar para cima