Hospital Dr. Abelardo Santos usa hobbies terapêuticos para contribuir com saúde mental dos profissionais

Técnicas ajudam no relaxamento de profissionais que enfrentaram a pandemia e a rotina à assistência às doenças

 
Uma pequena pausa durante a jornada de trabalho para incentivar a pratica do autocuidado, foi uma das estratégias usada pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, para alertar os colaboradores da unidade a refletirem sobre a importância do zelo com a saúde mental e emocional. 

Para auxiliar administrativo Jessica Santos, que recebeu massagem nos pés, a pausa durante o expediente foi um alívio para o corpo e a mente. “Eu priorizo o bem estar físico, mental e social. Eles são essenciais para obter uma visa saudável. Por muitas vezes, eu chego em casa e não quero fazer mais nada, mas agora vou praticar mais o autocuidado”, frisou.


Quem também teve uma tarde prazerosa, foi a assistente social do HRAS Renata Soares, que parabenizou o momento de diálogo, descontração e autoavaliação. “Me senti lisonjeada como profissional da saúde em ter participado da programação, que trabalhou esse tema tão atual e urgente de forma leve e divertida, para nos alertar que às vezes estamos no automático e esquecemos que para cuidar dos outros, precisamos cuidar primeiro de nós”, destacou.

Acolhimento- A psicóloga do Recursos Humanos do HRAS, Radharani Andrade, explicou que o ato de tirar os colaboradores da zona de conforto para debater sobre a importância do tema. “Dessa forma, proporcionar uma atividade diferente no ambiente de trabalho, impacta, positivamente, no desempenho das suas funções e no atendimento aos usuários”, disse. A psicóloga lembra que profissionais da unidade que apresentam problemas mentais e emocionais, também contam com o serviço de escuta como forma de acolhe-los. “O projeto Escuta do Colaborador foi pensado para proporcionar aos colaboradores um ambiente seguro e confortável de acolhimento e/ou orientação diante de dificuldades e demais questões emocionais,” completou Radharani.


O diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, garante que a unidade abre espaço para ações de promoção à saúde, independentemente, da campanha. “Entendemos que trabalhar com o cuidado de pessoas, é proporcionar espaços de interação, de relacionamentos e de acolhimento. Durante o ano todo, o HRAS conta com uma equipe de psicólogos para atender a todos os colaboradores que estão passando por alguma dificuldade, como o Projeto Escuta do Colaborador. A campanha Janeiro Branco só vem fortalecer esse discursão, mostrando que esse tema deve ser, cada vez mais, debatido na sociedade”, comentou o gestor. 

 

O Hospital Abelardo Santos, é a maior unidade pública do Governo do Estado. Ela é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

 

Por Roberta Paraense

Rolar para cima