Hospital de Campanha de Santarém encerrou as atividades com mais de 800 atendimentos

IMG-20211109-WA0001

Fruto da parceria entre governo do Estado e prefeitura de Santarém e gerido pelo Instituto Social Mais Saúde, o HMS foi inaugurado na Escola Maria Uchôa Martins, no 18 de fevereiro deste ano, o Hospital recebeu um total de 806 pacientes diagnosticados com a covid-19. Desses, 669 receberam alta médica e 122 foram transferidos para outras Unidades.

A Unidade atendeu pacientes positivados com a Covid-19 da região oeste do Pará, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós – até o encerramento, 87 pacientes foram atendidas transferidos de 13 municípios dessas regiões.

Os atendimentos iniciaram com 60 leitos disponíveis, sendo que 56 eram clínicos e quatro de estabilização. Depois de quatro meses de operação com diminuição dos casos da doença na região, o número de leitos diminuiu para 40.

Para o diretor técnico do HCS, Dr. Tardelio Torquato, o momento é de comemoração. “Estamos chegando ao fim de mais um ciclo de trabalho intenso, mas também de muita satisfação. Foram mais de 800 pacientes atendidos. Desses, mais de 600 receberam alta. Isso é gratificante para a vida pessoal e profissional. Hoje é dia de celebrar a vida. Sabemos que o vírus está circulando, por tanto, quem não se vacinou, faça e continuem com os cuidados”, enfatizou.

Acolhimento Humanizado

O Hospital de Campanha de Santarém ofereceu atendimento clínico, nutricional, psicológico, de assistência social e fisioterapia. O acolhimento aos pacientes teve uma retaguarda de projetos de humanização. Entre eles, destaca-se o projeto “Cabine do Amor”, que foi reconhecido nacionalmente por meio de uma reportagem no programa Fantástico. O projeto permitia um abraço carinhoso entre quem está internado e uma pessoa da família.

Outra ação importante, é o “Pacientes em Movimento”, que estava dentro do planejamento de atividades que ajudam no tratamento. Ele foi comandado pela equipe de fisioterapia e psicologia, onde de maneira lúdica fizeram com que os participantes movimentassem o corpo. Além desses é importante destacar os projetos “Visita Musical”, “Cine Campanha” e “Arteterapia no HCS”. Os benefícios dessas ações incluem redução de estresse, ansiedade e relaxamento, tornando o ambiente hospitalar mais leve e descontraído.

Vídeo: Governo do Pará