HMS chega a marca de mil cirurgias ortopédicas de média complexidade

WhatsApp Image 2022-05-05 at 18.01.29

O HMS é referência em atendimento de traumatologia da região oeste do Pará e desde dezembro passou a atender casos de média complexidade.

Nos últimos cinco meses o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) completou a expressiva marca de mil cirurgias ortopédicas de média complexidade realizadas pela equipe multiprofissional da Unidade. Esse número é motivo de comemoração para os profissionais, pois a soma mostra a quantidade de pessoas que puderam voltar a vida normal e a rotina de trabalho.

O HMS é referência em atendimento de traumatologia da região oeste do Pará e desde dezembro passou a atender casos de média complexidade. Do dia primeiro de janeiro deste ano até o dia 30 de abril, as salas do centro cirúrgico receberam 1011 pessoas. As cirurgias mais realizadas foram as de fratura expostas e internas, nas mais diversas áreas do corpo, por lesões, por luxações e amputação.

Cerca de 60% dos pacientes que foram operados pelos cirurgiões ortopédicos do HMS eram aqueles que estavam aguardando na fila de espera em casa e outros 40% se tratava de casos de urgência e emergência. Para o prefeito Nélio Aguiar, que visitou a Unidade nesta quarta-feira (4), é motivo de alegria e de reforçar os parabéns a todos pelo empenho em salvar vidas e possibilitar o retorno dessas pessoas para atividades normais.

“Nós devemos comemorar nossas conquistas, a gente avançou muito, tinha uma fila longa de espera e conseguimos acelerar esse atendimento. Queremos agradecer a diretora do Hospital, a equipe de ortopedia e todos que trabalham no Hospital. Eu reconheço o empenho de todos profissionais que atuam aqui, e todos estão de parabéns”, enfatizou o gestor da cidade.

Segundo a diretora da Unidade, Christiani Swartz, alcançar as metas estabelecidas, além de organizar todo o fluxo de trabalho, com materiais e equipe, não é tarefa fácil, principalmente quando se trata de um hospital de porta aberta. “Nós recebemos esse desafio do prefeito e da secretária que não mediram esforços para conseguir recursos e agora celebramos esse número expressivo de pessoas que estão em casa com a rotina normal restabelecida. Só tenho orgulho de todos envolvidos”, disse.

O responsável pelas cirurgias de média complexidade e pelos médicos cirurgiões da ortopedia, Dr. Eron Dantas, afirma que houve inclusive procedimentos cirúrgicos raramente realizados no Hospital Municipal nesse período. “Foi um esforço coletivo muito importante. Você imagina um cidadão que estava esperando por essa cirurgia sem poder se locomover, sem poder trabalhar e agora poder voltar a ter uma vida saudável. Nós ficamos felizes em estar aqui atuando dentro desse hospital em prol da população .

Por Natashia Santana