"Dia Mundial da Saúde e Nutrição" com atividades no centro de Marechal Floriano

Até a tarde, profissionais realizam trabalho de orientação alimentar e medição de IMC

Rael Sérgio

No dia 31 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, para marcar a data, o Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano, promoveu um trabalho de conscientização no centro da cidade, ao lado da antiga estação ferroviária.

A equipe de profissionais contou com duas nutricionistas, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e uma agente de saúde. Pessoas que passavam pelo local puderam aferir a pressão arterial, tiveram calculado o IMC (Índice de Massa Corpórea) e foram orientados sobre como ter uma alimentação saudável.

Cartilhas informativas e panfleto com informações sobre o risco do IMC fora dos parâmetros foram entregues aos cidadãos, junto a uma avaliação personalizada, de acordo com os índices obtidos e a pressão arterial de cada pessoa. “Achei maravilhoso esse trabalho, o atendimento das meninas é muito bom”, afirma a servidora pública Rosimar dos Santos (foto acima).

“Os moradores foram informados e incentivados a se alimentarem de forma correta, ou seja, de três em três horas e evitando o consumo de produtos industrializados. De acordo com o metabolismo, se o intervalo entre as refeições for maior, ocasiona o acúmulo de calorias e esse armazenamento serve para o corpo ter energia durante as muitas horas sem alimentação – e a consequência é o aumento do peso”, informou a nutricionista Simony Endlich.

Na mesa, alimentos saudáveis foram oferecidos aos atendidos e, por outro lado, havia amostragem de produtos industrializados, com a porção de sal relativa a cada um dos alimentos. Uma forma de alertar para o risco da hipertensão arterial.

Rolar para cima