Hospital Regional do Tapajós desenvolve projeto voltado à segurança do paciente

WhatsApp Image 2022-03-24 at 17.41.14

O “Pit Stop da Cirurgia Segura” busca reduzir riscos cirúrgicos e assegurar maior qualidade ao processo.

 

Com o objetivo de aprimorar a atuação da equipe multiprofissional na admissão do paciente no Centro Cirúrgico, de forma a realizar os procedimentos reduzindo riscos e assegurando mais qualidade ao processo, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), localizado no município e Itaituba, no Pará, através do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), promoveu a implantação do “Pit Stop da Cirurgia Segura”.

 

O projeto contribui como uma espécie de barreira para os possíveis eventos que possam ocorrer com pacientes cirúrgicos, além disso auxilia de forma proativa, sistemática, humanizada e lúdica, ao motivar a equipe a conferir todos os itens de preparo cirúrgico. Na área de recepção do Centro Cirúrgico, foi realizada a plotagem de um PIT STOP, sinalizando para uma parada obrigatória antes da entrada do paciente, para a conferência dos dados, com foco no cuidado e segurança dos pacientes cirúrgicos.

 

O enfermeiro Diogo Brasil, responsável pelo Centro Cirúrgico da unidade, explica que o “Pit Stop Cirurgia Segura é uma etapa importantíssima, a qual se confere o nome completo do paciente, pulseira de identificação, termo de consentimento cirúrgico assinado, retiradas de adornos, condição de jejum, prontuário e exames, local da cirurgia e o tipo do procedimento, que reduz eventuais erros.”

 

Diogo ressalta ainda que o HRT utiliza a Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP), que proporciona maior segurança em todo o processo desde a admissão do paciente para cirurgia, preparo, encaminhamento ao centro cirúrgico, cuidados no transoperatório, bem como no pós-operatório e, o Pit Stop, vem reforçar os controles antes do paciente entrar efetivamente no Centro Cirúrgico.

 

O projeto remete às paradas técnicas da Fórmula 1, quando o carro de corrida para nos boxes para verificar suas condições. Antes do paciente ingressar no bloco cirúrgico, realiza-se a parada obrigatória para a avaliação e check-list, por meio da aplicação da admissão conforme formulário da SAEP.

 

Segundo a Supervisora da Qualidade e Segurança do Paciente, Gabrielle Silva, o projeto está em consonância com os protocolos universais de segurança do paciente, que também versa sobre cirurgia segura. “Temos a responsabilidade de garantir que a cirurgia será feita no paciente certo, o procedimento correto, do lado certo para evitar erros”, afirmou, explicando que atualmente, esses eventos não são mais considerados erros médicos e, sim, erros institucionais.

 

O Hospital Regional do Tapajós é um hospital do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Sespa.

 

Por: Moisés Sodré

Rolar para cima