Colesterol: Entenda o que é e como prevenir

O colesterol é um tipo de lipídio (gordura), produzido por nosso organismo, para desenvolver funções essenciais, como a produção de hormônio e vitamina D.

Cerca de 70% de todo o colesterol presente em nosso corpo é produzido naturalmente. No entanto, ele também é absorvido por meio de alimentos, como os de origem animal (carne, queijo e manteiga), ou frituras. O excesso dessa gordura no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto.

Colesterol bom x colesterol ruim

Ao contrário do que alguns pensam, não existe apenas a gordura ruim em nosso corpo. A gordura boa é importante para o bom funcionamento do organismo, para a realização das atividades diárias e, inclusive, para prevenção do excesso de gordura ruim nas artérias. Esse tipo de colesterol é conhecido como hdL (lipoproteína de alta densidade) e é proveniente do nosso próprio processo metabólico, ou de alimentos balanceados como as sementes oleaginosas (castanha de caju, castanha do Pará e amêndoas) e carnes magras.

Quanto ao colesterol ruim, conhecido como ldL (lipoproteína de baixa densidade), pode prejudicar a metabolização dos alimentos e provocar o entupimento das artérias, em caso de excesso no organismo.

5 Dicas importantes para prevenir o colesterol alto

Para manter os níveis adequados de colesterol no sangue, é fundamental manter uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras saturadas e açúcares, bem como realizar o acompanhamento médico e check-ups periódicos. Além disso, algumas dicas importantes são:

  • Consumir alimentos ricos em Ômega-3, como peixes e amêndoas. Eles promove ações anti-inflamatórias no organismo;
  • Evitar alimentos gordurosos, como carnes gordas e frituras. Essa é a principal causa do colesterol ruim;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Ingerir alimentos ricos em fibras, como feijão, aveia e cereais. Eles reduzem a absorção da gordura no intestino;
  • Evitar o cigarro. O tabagismo promove a fixação do colesterol nas artérias.
Rolar para cima