Cerca de oitenta exames foram realizados no Dia Mundial do Combate à AIDS em Marechal Floriano

Rael Sérgio

No dia mundial de combate à AIDS o município de Marechal Floriano realizou um trabalho de conscientização e prevenção sobre a doença. Uma equipe de saúde da família, composta de nove profissionais, fez o teste para o HIV e entregou material educativo sobre a campanha.

A enfermeira Mayra Marques ressaltou a importância do trabalho para que as pessoas saibam como se prevenir e, quando portadora, possa ter um diagnóstico precoce, com melhor tratamento e não transmita a doença.

“Temos a distribuição de preservativos nas unidades de saúde, também é importante que o cidadão de Marechal Floriano seja conscientizado para evitar que novos casos de transmissão aconteçam e para que os portadores iniciem o tratamento o mais rápido possível”, disse.

O Instituto Mais Saúde informou que, no balanço do dia, foram coletadas cerca de oitenta amostras de sangue para o exame sorológico. Os resultados estarão prontos no CTA, localizado na Unidade de Saúde Cézar Vello Puppim, na sede do município, a partir do dia 07 de dezembro.

O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) realiza, durante todo o ano, esse tipo de trabalho que engloba, além do HIV, a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis. O cidadão que necessitar de atendimento no setor deve procurar a enfermeira Shirley de Carvalho.

Rolar para cima