"Cabine do Amor" aproxima pacientes dos familiares no Hospital de Campanha em Santarém - PA

 Joice Fonseca e o irmão Jhone dão-se as mãos e se emocionam durante o contato com segurança proporcionado pela Cabine do Amor

“Cabine do Amor” aproxima pacientes dos familiares no Hospital de Campanha em Santarém – PA

Com uma retaguarda de equipes multiprofissionais, a gestão do Instituto Social Mais Saúde é marcada pelas ações de humanização implantadas nas unidades de saúde administradas.

Em Santarém – PA, o Hospital de Campanha (HCS), administrado pelo Instituto é uma unidade temporária montada pelo Governo do Estado e Prefeitura para atender os pacientes da região oeste do Pará no tratamento da Covid-19. Em pouco mais de 2 meses de funcionamento, a unidade recuperou cerca de 300 pacientes com um atendimento clínico humanizado, contando com apoio nutricional, psicológico, de assistência social e fisioterápico.

Entre diversas ações de acolhimento, desenvolvemos a “Visita On-line”, que permite contato por chamada de vídeo entre pacientes com quadro clínico estável e familiares, “Pacientes em Movimento”, um planejamento de atividades lúdicas que faz com que os participantes façam movimentos físicos e o “Cinecampanha” com projeção de filmes para entretenimento e lazer para os pacientes internados.

A ação “Cabine do Amor” gera comoção e ganha destaque, a iniciativa permite que os pacientes com quadro clínico estáveis possam abraçar alguns familiares, tendo uma proteção plástica intermediando o toque físico. Para criação da iniciativa, houve uma avaliação técnica feita pelo corpo clínico do Hospital de Campanha, que definem quantos pacientes estarão em condições clínicas e sanitárias para participar da ação. Além da proteção plástica, pacientes e familiares utilizam luvas e capotes durante o contato.

Os pacientes aptos clinicamente a participar são acompanhados pelo médico, por um fisioterapeuta e pela psicóloga. Uma vez por semana os pacientes são conduzidos até a cabine onde poderão receber carinho e matar a saudade de dois de seus entes queridos por 5 minutos, divididos entre eles.

Psicóloga do Hospital de Campanha, Narjara Dantas explica que a iniciativa surgiu durante o diálogo com os pacientes, que relatavam felicidade por falar com os familiares através de vídeo chamadas, mas que sentiam falta do olho no olho e do abraço. Para psicologia, possibilitar momentos em que se estimulam conexões emocionais positivas é muito importante para o processo de recuperação do paciente.

Para o Gestor administrativo do HCS, Marcelo Henrique, a importância do projeto vai além do toque físico. “É o encontro do afeto, entrega, conexão, um remédio para a alma e coração. Essa ação humaniza o atendimento e fortalece quem está passando por esse momento tão difícil que é a luta contra a COVID-19. Toda equipe também recebe o carinho e isso é motivador”, finalizou.

Resultado de um excelente trabalho, o projeto Cabine do Amor realizado no Hospital de Campanha de Santarém, foi reconhecido e conquistou espaço no programa Fantástico.

Confiram nessa emocionante matéria os frutos de uma gestão apoiada no maior pilar do Instituto Mais Saúde, a Humanização.

Rolar para cima