Após período exclusivo para pandemia, Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados retoma atendimento de cirurgias

Neste primeiro momento, a prioridade são aqueles pacientes que já estão aguardando a realização do procedimento.

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados está retomando de forma gradual os atendimentos cirúrgicos que estavam paralisados em decorrência da pandemia. Desde o início da gestão do Instituto Social Mais Saúde, em junho de 2020 a unidade encontrava-se em regime fechado, atuando apenas como retaguarda para internação clínica de casos de Covid-19.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul, durante a pandemia o ISMS realizou o protocolo alternativo a intubação para pacientes que adquiriram dificuldade respiratória no tratamento da doença. O capacete para ventilação permite a respiração artificial de forma não invasiva, com uma oxigenação pura e totalmente segura aos profissionais de saúde. A tecnologia implantada no HRCGD buscou a humanização das práticas médicas no momento pandêmico atual. Além dessa, outras ações como visitas musicais e religiosas foram realizadas na unidade. 

“A retomada dos procedimentos cirúrgicos é uma grande alegria para nós. É sinal de que vencemos o enorme desafio que foi a última onda de Covid-19. Agora podemos continuar tratando nossos pacientes que necessitam ser operados. Com certeza, a retomada das cirurgias é fruto de um esforço muito alinhado de nossa equipe com a secretaria de estado de saúde”, declara o Dr. Cássio Tafarel Petek, Cirurgião ortopédico da unidade. 

O fluxo de cirurgias eletivas, aquelas que podem ser marcadas com antecedência sem que prejudique o paciente, foi interrompido devido a superlotação dos leitos hospitalares, o causou o aumento da fila de espera, portanto a prioridade desta retomada dos atendimentos de cirurgia geral e ortopédico, é a execução de cirurgias para usuários que estão aguardando há muito tempo que o procedimento seja realizado. 

Primando pelo atendimento de qualidade, segurança dos pacientes e equipes técnicas, a Direção do HRCGD resguarda todas as medidas de prevenção e controle de infecção para a Covid-19 em todas as dependências físicas da unidade.

Rolar para cima