Projeto “Era uma vez” leva o lúdico para crianças internadas na UPA de Santarém

WhatsApp Image 2022-03-10 at 18.30.16

Parte da equipe da Unidade preparou a apresentação com boneco de fantoche e alegrou a tarde das crianças internadas.

O brincar é essencial para a criança, inclusive hospitalizada. As atividades lúdicas aparecem como importante estratégia de relaxamento e compreensão do tratamento, propiciando um ambiente menos traumatizante e mais humanizado, podendo promover, assim, a saúde e o bem-estar. Por esse motivo, o projeto “Era Uma Vez” foi implantado pela equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que na quarta-feira começou a realizar apresentação de teatro de fantoche para os pacientes infantis.

A criança hospitalizada convive com uma série de restrições impostas pelo quadro clínico, complementadas com a tensão da rotina hospitalar. No entanto, segundo a psicóloga da Unidade, Walterjane Wanderley, mesmo em situações estressantes os pequenos podem beneficiar-se de momentos lúdicos para aprender e internalizar momentos de alegria. “Diante desse objetivo o projeto foi pensado em conjunto com o setor de comunicação e CCIH para que fosse realizado uma atividade divertida com foco na psicoeducação, onde focamos no tema higienização pessoal”, explicou.

O roteiro tinha como personagens o Joãozinho e a Mariazinha, onde o menino explicava para menina sobre a importância de higienizar as mãos, a boca e corpo todo para evitar doenças. O espaço foi montado em uma das salas da UPA com uma estrutura que simulava um cenário de teatro. Após a primeira apresentação, as crianças assistiram a história literária “Rapunzel”.  

A UPA é gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e tem a política de promover atividades de humanização a todos os pacientes e colaboradores. Para o enfermeiro do CCIH, Lucas de Souza, que interpretou o Joaõzinho, enfatizou sobre o acolhimento com amor e a promoção da saúde para os pacientes e os acompanhantes. “Isso foi novidade para as crianças e para nós da equipe que nos envolvemos em prol da humanização desses pequenos”, falou.

O pequeno Rafael dos Santos, de 10 anos, assistiu atentamente a tudo e disse que entendeu direitinho a mensagem da equipe. “Eu gostei muito, aprendi que temos que lavar sempre as mãos e não esquecer de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. Eu fiquei surpreso em assistir teatro no Hospital, eu estava triste, mas isso me deixou mais animado”, finalizou.

Por: Natashia Santana

Rolar para cima