Entenda o Sistema Único de Saúde (SUS)

Sexta, 03 Agosto 2018 13:24

O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, atendendo mais de 190 milhões de pessoas. O Sistema garante acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil, oferecendo desde simples avaliações até o transplante de órgãos.

Instituído pela Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, o SUS propõe a distribuição de competências entre as diferentes esferas governamentais – Federal, Estadual e Municipal. Em conjunto, todas devem oferecer a todo o país:

  • Atenção básica - Atendimentos e ações preventivas, como consultas de rotina e vacinação;
  • Atenção secundária - Atendimento a casos que demandam acompanhamento especializado, como cardiologia e oftalmologia;
  • Atenção terciária - Atendimento a pacientes que precisam ser internados e acompanhados de forma mais próxima;
  • Atenção integral - Atendimento a pacientes que já receberam tratamento, mas precisam de um acompanhamento posterior, como fisioterapia.

A partir desses princípios e diretrizes, o Sistema Único de Saúde definiu diferentes unidades de atendimento para cada objetivo: Postos de Saúde, Unidades Básicas (UBS), Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e Hospitais.

Para o gerenciamento otimizado dos serviços e das unidades, o Poder Público ainda pode estabelecer parcerias com Organizações Sociais de Saúde (OSS), em todas as esferas governamentais e níveis de atenção à população. O Instituto Mais Saúde, por exemplo, é uma OSS que exerce a gestão compartilhada com a Prefeitura de Ibirité, definindo ações e estratégias com foco na humanização, economia e inovação no atendimento.