Projeto Aconchego: A mais nova iniciativa para as gestantes de Ibirité

Quarta, 25 Julho 2018 10:54

Com o intuito de diminuir a ansiedade das futuras mamães durante o período de internação, bem como colaborar com a conscientização e entendimento de alguns temas importantes para esse período, o Instituto Mais Saúde e a Prefeitura de Ibirité desenvolveram o Projeto Aconchego. A inciativa, que teve início em maio deste ano, promove encontros e palestras com as gestantes e uma equipe de profissionais do Hospital Regional de Ibirité.

Com caráter permanente e gratuito para as usuárias do SUS Ibirité, os encontros são sempre realizados no último sábado de cada mês, com vagas limitadas para 30 gestantes, com direito a um acompanhante. As inscrições podem ser feitas por telefone ou diretamente na recepção da maternidade do hospital.

Com foco em transmitir conhecimento e segurança de maneira diferenciada e humanizada, o curso também familiariza as gestantes ao serviço de referência existente no Município, desde a Rede de Atenção Básica, responsável pelo pré-natal de baixo risco, até a Maternidade do HMRI, facilitando os acessos e garantindo melhores desfechos maternos e perinatais.

As palestras trazem informações sobre todo o período de gestação, pré-parto e pós-parto, abordando temas como:

  • Importância do pré-natal;
  • Sintomas e sinais de alerta na gravidez e no parto;
  • Orientação nutricional (alimentação saudável e suplementação de ferro, ácido fólico e vitamina A);
  • Cuidados importantes após o parto com a mulher e com o recém-nascido;
  • Importância dos testes de triagem (teste do pezinho, do olhinho e da orelhinha), bem como das vacinas;
  • Benefícios legais que a mulher tem direito, incluindo a Lei do Acompanhante;
  • Importância da participação do pai durante a gestação e o parto para o desenvolvimento saudável da criança.

O primeiro encontro do Projeto Aconchego aconteceu no dia 26/05/2018, e contou com a presença do Prefeito e da Secretária de Saúde de Ibirité, além da equipe multidisciplinar do Instituto Mais Saúde.

Tatiana Costa de Souza está na quarta gestação e conta que as dúvidas são sempre diferentes, mas com o Projeto Aconchego ela pôde se informar e também trocar experiências com outras gestantes e toda a equipe do hospital.

“Equipe completa e atenciosa durante todo o tempo. Só tenho a agradecer a todos pelo carinho aqui recebido. Me senti segura e confortável, indicaria para todas as minhas amigas pois temos que confiar e valorizar a nossa maternidade!”

Projeto Aconchego

“Esse projeto é um desejo desde que assumi esse mandato, estarei sempre acompanhando de perto para que ele se desenvolva sempre com muito profissionalismo, e que as mamães tenham confiança em ter seus filhos aqui em nossa maternidade.” - Prefeito de Ibirité, William Parreira.

“Observei que muitas gestantes do município ficavam peregrinando entre os serviços de saúde no momento de trabalho de parto, por não terem uma referência de maternidade, que representasse confiança nesse momento, foi aí que surgiu o projeto aconchego, onde as futuras mamães pudessem conhecer a estrutura da maternidade e a equipe onde a qual poderia ter seu filho.” - Secretária de Saúde de Ibirité, Carina Bitarães.

Projeto Aconchego