Gestão Compartilhada em Ibirité

Operacionalização do Hospital Regional de Ibirité e da UPA 24H

Capacidade e serviços das unidades administradas

HospitalHospital

- Mais de 200 internações por mês
- Unidade de Internação Clínica e Pediátrica
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
- Exames laboratoriais e de imagem
- Centro Cirúrgico de baixa e média complexidade

Maternidade Maternidade

- Mais de 1.000 atendimentos por mês
- Estrutura para casos de riscos habituais
- Equipe de obstetras e neonatologistas
- Unidade de Cuidados de Recém-nascidos
- Serviço de Nutrição Dietética
- Média de 130 partos por mês (65% partos normais)

Exames Exames

- 3.500 Raios X
- 700 Ultrassonografias
- 400 Mamografias
- 250 Eletrocardiogramas
- 200 Tomografias
- 80 Endoscopias
- 40 Colonoscopias
- 30 Encefalogramas

LaboratórioLaboratório

- Funcionamento 24h
- 56.000 Exames de emergência e atenção básica por mês

UPA UPA

Mais de 10.000 atendimentos por mês
- Clínica Médica
- Pediatria
- Cirurgia Geral
- Ortopedia

Desafios e Soluções

Desafios

Os principais desafios em Ibirité estavam ligados a eficiência, agilidade e segurança nos serviços prestados, com estruturas inadequadas, equipamentos desatualizados e falta de profissionais capacitados.

Soluções

Diferentes ações foram estabelecidas para cada necessidade, a começar pela implantação de um novo sistema informatizado; atualização e reforma de todos os equipamentos; contratação de técnicos qualificados; e treinamento das equipes.

Humanização
na Prática

Novo Fluxo da UPA 24h
Novo Fluxo da UPA 24h

Em conjunto a Prefeitura Municipal de Ibirité, o Instituto Mais Saúde inaugurou o novo fluxo de atendimento da UPA 24h, no Hospital Regional da cidade. Com salas novas, sistema inteligente de senhas e painéis eletrônicos, a reforma garante mais conforto aos pacientes, em um ambiente acolhedor e humanizado.

Capacitação Profissional
Capacitação Profissional

As equipes do Hospital Regional de Ibirité e da UPA 24h receberam treinamentos e novos uniformes, de forma a estarem preparadas para um atendimento de qualidade.

Uniformização
Uniformização

Todos os colaboradores receberam novos uniformes, de forma a estarem preparados para um atendimento de qualidade.

Práticas Tecnológicas
Práticas Tecnológicas

Além da implantação de um sistema informatizado de atendimento e da reforma dos equipamentos, todos os setores do laboratório do Hospital foram reestruturados conforme as normas da RDC 302, bem como o transporte de coletas nos postos de saúde foi readequado, com maletas em conformidade com as regulamentações.

Resultados

Em pouco tempo de projeto os usuários já reconheceram as melhorias da nova gestão compartilhada.
Confira os resultados da pesquisa de satisfação:

Atendimento a Saúde

ótimo ou muito bom

Avaliação Geral

ótimo ou bom

Equipe de Médicos

ótima ou boa

Enfermagem

ótimo ou bom

Ouvidoria

Gostaria de elogiar os serviços prestados ou fazer sugestões para a área da saúde de Ibirité?
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