Entenda o que é a Hipertensão Intracraniana Idiopática

Conheça a HII, um falso tumor cerebral que demanda conscientização e atenção para o diagnóstico e tratamento!

A HII é uma condição rara, que ocorre quando a pressão dentro do crânio aumenta sem motivo aparente acometendo pessoas de qualquer idade e gênero, principalmente em mulheres em idade fértil e acima do peso.

O que se sabe sobre essa condição é que há o excesso de fluído cérebro espinhal, também denominado liquor cefalorraquidiano, no cérebro do paciente; seja pela falha de absorção ou aumento de produção desse líquido. A causa exata desse desequilíbrio ainda não foi descoberta, mas geralmente está associada a outras doenças, como a trombose venosa cerebral, ou ainda com o uso de certos medicamentos que provocam o excesso de vitamina A, hormônio do crescimento (GH) e tetraciclina no organismo.

Principais sintomas

Os sintomas da Hipertensão Intracraniana Idiopática são similares a de um tumor cerebral, como:

  • Dor de cabeça diariamente;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Zumbido nos ouvidos, no ritmo do batimento cardíaco;
  • Visão dupla ou turva;
  • Perda de visão repentina e momentânea;
  • Inchaço do nervo óptico.

Os sintomas da HII podem evoluir sem o tratamento recomendado pelo médico. A perda definitiva da visão em um ou ambos os olhos, por exemplo, acomete cerca de um terço dos pacientes.

Diagnóstico e tratamento

Crônica, a hipertensão intracraniana idiopática pode durar a vida toda. No entanto, é possível controlar e amenizar os sintomas, a partir do tratamento adequado. Para isso, o acompanhamento médico é fundamental, realizado a partir de exames laboratoriais e de imagem.

Para o diagnóstico adequado, consulte um médico regularmente!

Rolar para cima