O Instituto Social Mais Saúde, assumiu o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados em 05 de junho de 2020 por meio de contrato de gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul. O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, possuí 33 leitos e realiza cirurgias de baixa e média complexidade com o intuito de evitar o deslocamento de pacientes que necessitam deste atendimento para a capital, Campo Grande, atuando como referência para 32 municípios.


Dourados | Sobre

Capacidade e Serviços das unidades administradas

Em média, atende cerca de 200 pacientes por mês.

33 leitos;
Cirurgia Geral;
Ortopedia;
Ginecologia;
Otorrinolaringologia;
Urologia;
Vascular;
Oftalmologia;
SADT – Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico.

Em média, realiza cerca de 3.000 exames por mês.

Ultrassonografia;
Raio-X;
Eletrocardiograma;
Endoscopia;
Colonoscopia.

Principais Desafios e Soluções

Mudança de Perfil constante em curto período de tempo em detrimento da pandemia covid-19, recurso financeiro insuficiente para constante adequações, dificuldades para aquisições de materiais hospitalares e medicações prejudicando abastecimento da unidade, muita dificuldade na aquisição de alguns equipamentos como bomba de infusão para mudança de perfil, dificuldade na adequação do quadro de pessoal pela qualificação e perfil de contratação cirúrgica dos profissionais, fora do perfil de atendimentos clínicos covid-19 e leitos de estabilização.

 Pleitear aditivo para recurso financeiro, solicitação de apoio ao setor de compras e setor jurídico na aquisição e contratação dos equipamentos e insumos necessários em curto tempo, solicitação de treinamentos e capacitação para os profissionais contratados para atendimentos ao perfil proposto pelo estado SES/MS, readequação do corpo clínico médico, reestruturação das escalas e dimensionamento de enfermagem, realizadas exaustivas reuniões da direção para sensibilização e alinhamentos na adesão ao novo perfil covid-19 pelos profissionais atuantes na equipe. Parcerias com hospitais da macrorregião para trocas e permutas na tentativa de abastecimento da unidade frente as dificuldades de mercado.

Humanização na Prática

Pesquisa de Satisfação do usuário realizada pelo setor de Serviço Social
No indicador referente à aprovação geral ao hospital, considerando avaliação bom, regular ou fraco, temos um total de 93,06% da população avaliaram de maneira positiva. Referente ao acolhimento geral, 75,82% avaliam como bom.

Sistema de AIRVO aplicado aos pacientes internados por capacete de balão respiratório
Os “capacetes-respiradores”, dispositivos amplamente usados na Itália para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus, estão aos poucos sendo implementados no Brasil e o Instituto Mais Saúde é uma das primeiras instituições a adquir a tecnologia nos protocolos de tratamento contra a COVID-19.

Implantação Comissão Interna Acompanhamento Avaliação cumprimento Metas
A avaliação de desempenho permite que os liderados aprimorem seus potenciais e tenham melhor aderência às propostas e necessidades da unidade.

Projeto de Visita Humanizada Religiosa e Musical
Com distanciamento e normas de biossegurança, a visita religiosa e musical possui importância relevância na recuperação, a visita gera motivação, autoestima e tira o desfoco patológico dos pacientes quando eles são envolvidos pela ação.

Sede São Paulo
Rua Casa do Ator, 1.117, 16° Andar – Conjunto 163
Vila Olímpia – São Paulo/SP
CEP 04546-004
(11) 3842-1501