Dezembro Laranja: Previna-se contra o câncer de pele!

Dezembro é considerado o mês de conscientização e combate ao câncer de pele. Entenda melhor o tipo de tumor mais frequente no Brasil!

Conheça o câncer de pele

O câncer de pele corresponde a cerca de 30% dos casos de câncer entre os brasileiros. No entanto, também apresenta altos percentuais de cura.

Há diferentes tipos de câncer de pele, que possuem características e evoluções distintas. O carcinoma basocelular é o tipo mais frequente, porém menos agressivo; já o carcinoma espinocelular é menos frequente e mais agressivo; enquanto que o melanoma maligno é o tipo mais perigoso, pois pode se espalhar para outros órgãos do corpo e resultar uma metástase.

Pessoas com histórico familiar da doença, portadoras de outras doenças cutâneas, com pele e olhos claros, albinas, ou que apresentam muitas pintas, são mais propensas a desenvolver o câncer de pele.

O tabagismo, a exposição excessiva ao sol ou a agentes químicos e o bronzeamento artificial também estão entre os principais fatores de risco!

Dicas para se prevenir

  • Evitar os fatores de risco é o primeiro passo para a prevenção do câncer de pele. Dessa forma, utilize protetor solar todos os dias, não faça tratamentos de pele com laser e ácidos no verão, e evite o cigarro;
  • Observe sua pele ao menos uma vez por mês. Caso note os seguintes sinais, procure um médico:
  • Lesões de aparência elevada e brilhante, translúcidas, avermelhadas, castanhas, róseas ou com diferentes cores;
  • Pintas pretas ou castanhas que mudam de cor ou textura, tornam-se irregulares nas bordas e crescem progressivamente;
  • Manchas ou feridas que não cicatrizam, apresentando coceira, cascas, erosões ou sangramento.
  • Como cada tipo de câncer de pele evolui de forma diferente, não deixe de realizar consultas periódicas com um dermatologista!
Rolar para cima