Complexo Hospitalar Waldemar das Dores realiza exames preventivos de mamografia

complexo_waldemar

A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas, possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama antes mesmo que a mulher tenha sintomas. É indicado que mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama, incluam a mamografia na sua rotina de exames preventivos a partir dos 50 a 69 anos.

Devido à pandemia e por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, os números de exames realizados no Complexo Hospitalar Waldemar das Dores sofreram grande redução. Com a diminuição dos casos de covid-19 na cidade, de forma constante e gradativa o fluxo está sendo reestabelecido, o objetivo é diminuir e em breve zerar a fila de espera. Durante o mês de setembro foram realizados 57 exames preventivos e em outubro outras 153 mulheres foram atendidas. Os exames devem ser agendados por meio do direcionamento dos PSF’s da cidade.

Realizar o exame de toque e praticar autocuidado é um primeiro passo em direção ao um diagnóstico precoce.  Ao identificar anormalidades é necessário procurar a orientação médica o mais breve possível.