Câncer de Próstata: É preciso falar sobre isso!

O Novembro Azul foi estabelecido como o mês de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de mais de 68.000 novos casos por ano no Brasil.

A próstata é uma pequena glândula encontrada entre o órgão sexual masculino e a bexiga. 3 em cada 4 casos do tumor nessa região ocorrem principalmente após os 65 anos de idade.

Diagnóstico: A luta começa aqui!

O maior problema na prevenção e no combate ao câncer de próstata é o próprio preconceito e a falta de conscientização. Muitos homens ainda preferem não comentar os sintomas com a família, ou procurar a ajuda médica. Mas é preciso quebrar essa barreira!

Como no câncer de mama, quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e cura da doença. Para isso, a consulta periódica com um urologista é o primeiro passo.

Em pacientes que apresentam fatores de risco, como casos da doença na família, idade acima dos 50 anos, tabagismo, alcoolismo e sedentarismo, a recomendação é que os exames e o acompanhamento médico sejam realizados uma vez ao ano.

Sinais de alerta

Durante os estágios iniciais, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, evoluindo de forma silenciosa na maioria das vezes. No entanto, alguns sinais que devem ser avaliados por um médico são:

  • Vontade frequente e dificuldade de urinar
  • Urina escura e/ou com a presença de sangue
  • Dor e ardência ao urinar
  • Dor ao ejacular

Caso você perceba algum dos sintomas mencionados, procure imediatamente o seu médico.

Com a prática de exercícios físicos regulares, hábitos de vida saudáveis e o acompanhamento médico periódico, você pode vencer essa luta!

Rolar para cima