Saúde e Nutrição: Fique de olho!

Segunda, 02 Abril 2018 10:02 |

Nos últimos 10 anos, o número de obesos no Brasil cresceu em 60%, conforme aponta o Ministério da Saúde. O aumento de peso é ocasionado por fatores genéticos, hormonais e, claro, os hábitos alimentares dos brasileiros.

Esses dados são resultados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, que mostra ainda um consumo cada vez menor de ingredientes considerados básicos e tradicionais no Brasil.

Segundo as entrevistas realizadas com mais de 50 mil pessoas, de todas as capitais do país, apenas um entre três adultos consome frutas e hortaliças ao menos cinco vezes por semana; e o feijão também está saindo do prato dos brasileiros.

Uma alimentação saudável é a chave para o combate a obesidade e, inclusive, a doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Confira nossas dicas!

Pratos coloridos. Alimentação balanceada

Saiba como as cores dos alimentos define o que eles oferecem ao seu organismo!

Alimentos roxos

Ex: Uva, beterraba e repolho roxo

  • Contêm antocianina;
  • Atuam como antioxidantes, combatem inflamações, retardam o envelhecimento, e possuem propriedades antivirais e anticancerígenas.

Alimentos vermelhos

Ex: Morango, melancia e tomate

  • Contêm licopeno;
  • Atuam como antioxidantes, estimulam a circulação sanguínea e protegem contra alguns tipos de câncer.

Alimentos verdes

Ex: Alface, couve e salsa

  • Contêm clorofila e vitamina A;
  • Atuam na desintoxicação do organismo e inibem os radicais livres (moléculas liberadas pelo metabolismo que podem causar doenças degenerativas).

Alimentos laranjas

Ex: Mamão, abóbora e cenoura

  • Contêm vitamina B3, vitamina A e betacaroteno;
  • Protegem o coração, os olhos e o sistema nervoso, além de reduzirem o risco de câncer.

Alimentos marrons

Ex: Castanhas, amêndoas e aveia

  • Contêm vitamina B e E;
  • Combatem a ansiedade e a depressão, melhoram o funcionamento do intestino e reduzem o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Alimentos brancos

Ex: Arroz, leite e banana

  • Contêm cálcio e potássio;
  • Ajudam a formação e manutenção dos ossos, bem como o funcionamento dos nervos e músculos.

Cuidado para não se enganar!

Alguns alimentos como as famosas barrinhas de cereais, os sucos de caixinha, biscoitos integrais, empanados e os iogurtes são, na verdade, grandes enganadores, pobres em nutrientes e ricos em substâncias químicas nada saudáveis.

Claro, todos esses alimentos podem ser consumidos, mas desde que seja com moderação!

Temperos mais saudáveis

De fato, o sal e o açúcar são importantes para o nosso organismo. No entanto, em excesso eles podem se tornar grandes vilões. Conheça ingredientes simples que podem substituí-los!

Para substituir o sal:

  • Alho;
  • Cebola;
  • Limão;
  • Pimenta;
  • Ervas (orégano, manjericão, tomilho, etc).

Para substituir o açúcar:

  • Mel;
  • Ágave (similar ao mel);
  • Açúcar mascavo;
  • Frutose (açúcar natural das frutas);
  • Adoçantes de sucralose.

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