Especial Dia da Mulher: Dicas e curiosidades sobre a saúde feminina

Quinta, 08 Março 2018 15:59 |

08/03 - Dia Internacional da Mulher

Confira as 5 principais dúvidas sobre a saúde feminina, com dicas imperdíveis!

1. Quais são as doenças que mais atingem as mulheres?

Câncer de mama, endometriose, fibromialgia e câncer de colo de útero estão entre as principais doenças que afetam o sexo feminino. Além disso, as mulheres apresentam maiores riscos do que os homens de ter enxaqueca, depressão, AVC, esclerose múltipla, lúpus, artrite, osteoporose, doença celíaca e doenças sexualmente transmissíveis. Então, não deixe de fazer exames preventivos e consultar um médico periodicamente!

2. Qual é a eficácia dos métodos contraceptivos?

Hormonais

  • Pílula, Injeção anticoncepcional, SIU, Implante, Anel vaginal e Adesivo anticoncepcional – Índice de falha de 0,1%;
  • Pílula do dia seguinte – Índice de falha de 5% a 20%.

Não hormonais

  • DIU, Vasectomia e Laqueadura – Índice de falha menor que 1%;
  • Camisinha e Diafragma – Índice de falha de 8% a 20%.

Vale ressaltar que cada método pode ter uma influência diferente em cada organismo. Por isso, nunca faça essa escolha sozinha; consulte um médico!

3. O que é a TPM e como evitá-la?

A Síndrome pré-menstrual, ou TPM, é um conjunto de sintomas causados pela alteração hormonal que precede a menstruação, e atinge cerca de 70% das mulheres brasileiras.

Para evitá-la, é importante sempre consumir alimentos com Vitamina B6, como peixe, frango e ovos. Além disso, chás relaxantes, como de camomila ou maracujá, aliados a agentes anti-inflamatórios, como o gengibre, também são indicados. Mas, claro: lembrando sempre que é essencial seguir uma orientação médica, com soluções e medicamentos adequados para o seu caso.

4. Como combater a cólica?

As histórias de que lavar os cabelos e andar descalça aumenta a cólica ou interfere na menstruação são mitos! Conheça algumas formas naturais e eficientes de evitar a cólica:

  • Bolsa de água quente;
  • Banho quente;
  • Massagens na região;
  • Acupuntura;
  • Chás anti-inflamatórios, como gengibre e erva-doce.

5. O que é a menopausa e como minimizar os sintomas?

A menopausa é o período que se inicia após a última menstruação da mulher, com o fim dos ciclos ovulatórios, geralmente entre os 45 e 55 anos de idade.

Entre os principais sintomas estão: ondas de calor; diminuição no desejo sexual; diminuição da atenção e memória; osteoporose; aumento na distribuição da gordura corporal, e depressão.

Nesse período, a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada são ainda mais importantes. Em alguns casos, pode ser necessária uma terapia de reposição hormonal, por isso, o acompanhamento e a orientação médica são essenciais.

Artigos que você também pode achar interessante