Dores nas costas: As 5 causas mais comuns

Quinta, 24 Janeiro 2019 17:28 |

As dores nas costas são um dos sintomas mais comuns no dia a dia da população, independente de idade ou gênero. Esse sintoma apresenta diferentes causas, influências e tratamentos, podendo ter origem na coluna vertebral, nos músculos, nervos e, inclusive, em outras regiões do corpo. Entenda o que normalmente está por trás dessa dor e como tratá-la adequadamente!

Principais causas

1. Contraturas ou espasmos musculares

As lesões em músculos e tendões, decorrentes de pancadas, postura inadequada, excesso de peso ou exercícios físicos, podem provocar contraturas ou espasmos musculares, resultando em dores nas costas que costumam aliviar conforme os dias. Para amenizar o sintoma, é importante consultar um médico e administrar os remédios conforme a recomendação.

2. Fraturas

As dores nas costas também podem ser decorrentes de uma fratura nas vértebras da coluna ou em ossos próximos à região. Esse tipo de lesão pode ser causado por alguma queda ou acidente, além de ser comum em casos de osteoporose, com a maior fragilidade dos ossos.

3. Lesões nas articulações

Com o passar dos anos, as articulações que unem as vértebras da nossa coluna podem sofrer desgastes e deformidades, não apenas pelo fator do envelhecimento como também por sobrecarga no local, por exemplo. Esse processo de desgaste e lesões nas articulações é conhecido como artrose, especialmente comum em pessoas da terceira idade, e é responsável por provocar dores recorrentes nas costas e outras regiões.

4. Degeneração dos discos da coluna

Os discos presentes entre as vértebras da coluna atuam como amortecedores e permitem a mobilidade do nosso tronco. Fatores como má postura, genética, envelhecimento, excesso de carga nas costas e movimentação repetitiva podem promover fissuras e desgastes nos discos, provocando dores na região.

5. Problemas não relacionados com a coluna

Além das lesões ligadas aos ossos e aos músculos da região, as dores nas costas podem ser resultantes de doenças e problemas em outros órgãos, como infecções pulmonares, pancreatites, pedras nos rins e, inclusive, estresse. Dessa forma, é essencial consultar um médico e realizar os devidos exames, especialmente quando há a presença de outros sintomas e dores em outras regiões!

Como aliviar as dores nas costas?

  • Repouso: Procure se deitar em uma superfície reta e firme por alguns minutos, seja no próprio chão ou em um colchão mais duro;
  • Compressas mornas: Aqueça uma compressa e aplique-a sobre o local da dor por, no mínimo, 15 minutos;
  • Massagem: Realize massagens relaxantes e terapêuticas com um profissional especializado;
  • Exercícios físicos e alongamentos: Pratique exercícios físicos que contribuam com o alongamento e fortalecimento dos músculos das costas, como o pilates;

Lembre-se: Essas são apenas algumas dicas para o alívio momentâneo da dor. Não deixe de consultar um médico para o diagnóstico e o tratamento adequado!

Artigos que você também pode achar interessante