Nutricionista Simony Endlich, do Instituto Mais Saúde, sugere opções de lanches saudáveis para as crianças levarem à escola

Segunda, 16 Maio 2016 18:22 |


Os itens comuns na alimentação de muitas crianças são: os salgadinhos, bolachas, bisnaguinhas e suco de caixinha, principalmente como lanche entre as principais refeições. O grande problema é que esses alimentos, aparentemente inofensivos, escondem riscos à saúde. Seu consumo excessivo pode causar problemas graves, como obesidade, diabete, hipertensão e dislipidemia, ou seja, elevação da gordura no sangue. Por isso, é essencial que sua ingestão seja limitada.

Normalmente é mais fácil manter uma alimentação saudável nas principais refeições. Mas, e nos lanches e passeios da escola? O que preparar para os pequenos?

O lanche deve ser completo, ou seja, deve ser composto por um carboidrato (como pão, bolacha, bolo e cereal), uma fruta e um lácteo. “É importante evitar repetir sempre o mesmo lanche, pois a variedade garantirá que a criança coma com mais prazer”, explica a nutricionista.

Veja as opções de lanches:

  • LANCHE 1: 1 fatia de melão cortada em cubinhos + 2 fatias de pão integral + 1 fatia de queijo branco com tomate e orégano;
  • LANCHE 2: 1 potinho de salada de frutas + 1 pedaço de bolo caseiro + 1 iogurte;
  • LANCHE 3: 1 maçã + 2 fatias de pão integral com patê de ricota e atum + 1 água de coco;
  • LANCHE 4: 1 iogurte + 1 porção de cereal integral + 1 banana;

Opções menos saudáveis, como salgadinhos, balas, chicletes e bolachas recheadas devem ser negociadas com a criança, não ultrapassando uma vez por semana. Se quiser colocar lanches industrializados, opte pelas versões mais saudáveis, como as assadas, com menos sódio e integrais.

Não se esqueça de sempre colocar uma garrafa de água na lancheira! Com pequenas mudanças na rotina, é possível seguir uma alimentação equilibrada e saudável, que refletirá em mudanças para toda a vida.

Artigos que você também pode achar interessante