Gestão humanizada no Hospital Regional Público do Tapajós

Quarta, 05 Maio 2021 14:28 |


Com proibição de receber visitas, HRT possibilita familiares interagirem com pacientes por videochamadas

Em decorrência dos protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde a pacientes internados com COVID-19 que veta visitas presenciais, o setor de psicossocial do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, tem utilizado da criatividade para que a saudade não se torne mais um dos sintomas no tratamento dos pacientes. Com troca de mensagens de mídia (áudios, fotos e vídeos) por aplicativo e com vídeochamadas, os internados tanto dos leitos da clínica médica e também na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão em constante diálogo com os familiares.

A iniciativa, além de ajudar a fortalecer a saúde mental dos pacientes, preserva as relações familiares e diminui a ansiedade e a preocupação da família que está distante.

As videochamadas só são realizadas com os pacientes orientados e com a autorização do médico responsável.

 

imageimage


Pacientes ganham festa surpresa de equipe do Hospital Regional do Tapajós

Ação rotineira na unidade, com liberação da equipe de nutrição é oferecido aos aniversariantes um bolo e a confraternização fica por conta dos plantonistas. 

image



Ações e eventos de valorização à vida marcam Setembro Amarelo no Hospital Regional do Tapajós

Durante todo o mês de setembro, considerado nacionalmente o mês de conscientização e prevenção ao suicídio, diversas ações e eventos foram realizados no Hospital Regional do Tapajós (HRT).  Com o objetivo de acolher e conscientizar os colaboradores com ênfase na valorização da vida uma vez que estão sob estresse atuando na linha de frente do enfrentamento à COVID-19.

O medo e exaustão causados pela pandemia trouxeram uma dose expressiva de ansiedade e reações mais intensas, como o pavor em função das incertezas relacionadas ao futuro. Pensado nisso, as ações foram elaboradas e desenvolvidas pela Comissão de Humanização em parceria com o psicossocial e equipe de nutrição e produção alimentar do Hospital. A abertura da campanha de valorização da vida contou com a “luva do abraço” que, com a utilização de um aparato, permitiu que os colaboradores se abraçassem sem gerar risco de contágio.

image

 

 

 

 

 

 






Fisioterapia respiratória ajuda no tratamento e recuperação de pacientes com COVID-19 do HRT

Com a utilização de recursos e técnicas específicas, os fisioterapeutas do Hospital Regional do Tapajós (HRT) possuem papel crucial no tratamento e recuperação de pacientes internados pela infecção do Coronavírus.

A fisioterapia não se encaixa apenas no contexto respiratório, sua função age também na parte motora. O fisioterapeuta contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias em pacientes internados e trabalha para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.

A Ventilação Mecânica Não Invasiva (VNI) é um dos recursos utilizado no tratamento da COVID-19. A fisioterapeuta explica que se trata de uma pressão positiva que requer o uso de uma máscara que leva essa pressão para a via respiratória possibilitando que o pulmão se expanda melhor.