Saúde em Barão de Cocais: Destaques e ações que você precisa acompanhar

Sexta, 08 Março 2019 11:20 |

Com 35 leitos, laboratório 24 horas e especialidades como Cardiologia, Dermatologia, Ortopedia e Cirurgia Geral, o Hospital e Maternidade Waldemar das Dores é uma referência na qualidade do atendimento à saúde para toda a sua região, recebendo diariamente a população de Barão de Cocais e de outros municípios.

No entanto, esse cenário de satisfação e eficiência nem sempre foi a realidade de quem depende do atendimento público de saúde na cidade. Quando o Prefeito Décio Geraldo dos Santos assumiu a gestão do município, cerca de 70% de todo o gasto anual de Barão de Cocais estava comprometido com a área da saúde. Ainda assim, os serviços e as estruturas eram ineficientes, com muitas reclamações e funcionários desmotivados.

Em busca de economia, desburocratização e melhor gerenciamento dos processos do hospital, o Prefeito decidiu então abrir uma licitação e iniciar um projeto de gestão compartilhada em conjunto ao Instituto Mais Saúde, uma Organização Social da Saúde sem fins lucrativos. Desde 01 de junho de 2017, a Prefeitura de Barão de Cocais e o Instituto atuam juntos na administração dos serviços e da equipe da unidade de saúde, com foco em capacitação e melhorias contínuas.

Hospital Waldemar das Dores: 1 ano e meio de gestão compartilhada em Barão de Cocais


O projeto de gestão compartilhada entre o Instituto Mais Saúde e a Prefeitura de Barão de Cocais foi selecionado dentre outros 853 municípios mineiros e destacado como uma parceria bem-sucedida no relatório realizado pela COSEMS-MG (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais). Esse é o reconhecimento pela dedicação e o comprometimento de toda a equipe do Hospital, do Instituto e da Prefeitura, em prol da humanização, ética, eficiência e agilidade do atendimento à saúde. Confira os principais destaques e resultados dessa parceria!


Maternidade de Barão de Cocais

Informatização do atendimento

Em primeiro lugar, o Instituto Mais Saúde investiu na implementação de um sistema informatizado capaz de reunir os históricos dos pacientes e agilizar o atendimento. Hoje, a recepção do hospital está mais moderna e eficaz, com métodos reconhecidos para a priorização das emergências no Pronto Atendimento.

Adequação dos serviços e das instalações às normas técnicas

A partir da reforma dos espaços e equipamentos, o Instituto Mais Saúde também priorizou a adequação de todas as operações conforme as normas técnicas. Com isso, o Hospital Waldemar das Dores garantiu a emissão do Alvará Sanitário, por exemplo, um documento que faltava desde 2016 e era essencial para o funcionamento e, inclusive, para a aprovação de compras da unidade de saúde.

Atendimento de 100% da demanda da saúde em Barão de Cocais

Desde o início da gestão compartilhada com o Instituto Mais Saúde, o Hospital Waldemar das Dores realizou mais de 74 mil atendimentos, distribuídos entre clínica médica, cirurgia, maternidade, ortopedia, pediatria e enfermagem. Desses, quase 4 mil pacientes são de outras cidades, como Santa Bárbara.

Dessa forma, a unidade atende a todas as demandas e filas de exame e atendimento da cidade com qualidade e confiança nos serviços prestados!

Cirurgias de catarata em Barão de Cocais

Mutirão de cirurgias de catarata em Barão de Cocais

Além de realizar mutirões de exames, o Instituto Mais Saúde e a Prefeitura de Barão de Cocais também promoveram mutirões de cirurgia para agilizar e concluir o atendimento de toda a demanda do Hospital. Assim, 97 cirurgias de catarata foram inteiramente realizadas no Hospital Waldemar das Dores em apenas 3 meses.

Nova sala de pediatria

Em setembro de 2018, a área de Pediatria do Hospital Waldemar das Dores foi completamente reformada. O consultório pediátrico agora está pronto para o atendimento humanizado das crianças de Barão de Cocais!

Implementação do atendimento de fisioterapia

Em 2018, também foi implementado uma nova especialidade no Hospital Waldemar das Dores. Desde então, os pacientes contam com uma sala de fisioterapia 100% equipada e com profissionais capacitados para um atendimento de qualidade.

Sala e equipamentos para ultrassonografia

Outro serviço que antes não era oferecido, mas já foi implementado como uma inovação para os usuários do Sistema Público de Saúde de Barão de Cocais, é a realização de ultrassons. A sala e os equipamentos de ultrassonografia estão em operação desde setembro de 2018, com mais 300 exames realizados em apenas 2 meses!

Sala de ultrassonografia do Hospital Waldemar das Dores, Barão de Cocais

Treinamento e capacitação profissional

Com foco na educação continuada e total capacitação da equipe, o Instituto e a Prefeitura promove periodicamente uma série de treinamentos para todos os profissionais do Hospital Waldemar das Dores, entre eles:

  • Curso completo sobre a humanização do atendimento à saúde;
  • Treinamento de Brigadistas de Incêndio;
  • Treinamento sobre a higienização do ambiente hospitalar;
  • Treinamento sobre a Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde;
  • Oficina de planejamento estratégico;
  • Seminário sobre a formação, atuação e responsabilidade da Comissão de Ética junto aos profissionais de enfermagem.

Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer algum comentário sobre as iniciativas da gestão compartilhada da saúde em Barão de Cocais? Agora, você pode enviar elogios, críticas ou sugestões por meio da Ouvidoria do Instituto Mais Saúde! Envie suas considerações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Artigos que você também pode achar interessante