A Humanização do Parto

As doulas são peças importantes para um parto humanizado, possuí um papel importante no acompanhamento emocional em casos de partos cesarianos, principalmente, quando a mulher não consegue realizar o desejo de um parto natural.  Além do suporte emocional, auxilia com informações sobre a gestação e o parto, técnicas não farmacológicas (sem usos de medicamentos) de alivio da dor, como massagens, acupuntura, aromaterapia e técnicas de respiração.

O acompanhamento das doulas durante os partos não gera qualquer ônus para as unidades de saúde, muito pelo contrário, é uma intervenção que atende à liberdade de escolha das parturientes por um procedimento que melhor atenda aos seus anseios, e que lhe dará o suporte desejado em um dos momentos mais importantes de suas vidas.

Para atuar como doula no HRAS, são necessários o cadastro prévio e a solicitação de acompanhamento requerido pela gestante. Estamos à disposição para a união do olhar múltiplo dos gestores da maternidade e das doulas para proporcionar o suporte necessário no acompanhamento gestacional durante o pré-parto, parto e pós-parto.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA CADASTRO DE DOULAS

  1. Cópia simples do R.G. ou documento de identificação válido
  2. Cópia simples de comprovante de endereço
  3. Cópia simples Documento comprobatório da formação como Doula (a critério da instituição, poderá ser feito contato com a instituição formadora para comprovação)
  4. Cópia simples da carteira de registro na ADOSP ou associação equivalente
  5. Cópia simples de documento de registro em conselho de classe, quando pertinente
  6. Em caso de Doula em processo de certificação: carta de apresentação em papel timbrado da instituição certificadora, com a assinatura da responsável pela supervisão e com descritivo das características da supervisão.
  7. Documentação de realização da Integração às normas institucionais (deverá ser agendando e realizado antes de sua primeira atuação)
  8. Para cada gestante a ser acompanhada deverão ser preenchidos os termos “De Responsabilidade” pela doula e de “Solicitação de acompanhamento por doula” pela gestante com o máximo de antecedência possível
  9. Somente será permitida a entrada para atuação da doula após preenchimento de todos os requisitos e autorização pela diretoria da instituição
  10. Em caso de possibilidade de apoio por outra doula a depender da duração do trabalho de parto, a doula de backup também deverá cumprir todos os requisitos.

Sede São Paulo
Rua Casa do Ator, 1.117, 16° Andar – Conjunto 163
Vila Olímpia – São Paulo/SP
CEP 04546-004
(11) 3842-1501

Rolar para cima