“Desde a implantação da gestão compartilhada com o Instituto Mais Saúde, observamos servidores mais satisfeitos e eficientes, um atendimento mais humanizado e pacientes melhor atendidos. Eu canso de falar: não é só porque é público que tem que ser ruim, o atendimento público pode ser bom. Então, ver isso nos deixa muito alegres!”
Décio Geraldo dos Santos, Prefeito de Barão de Cocais
Gestão Compartilhada em Barão de Cocais
Operacionalização do Hospital Waldemar das Dores e da UPA 24H
Atua em uma área isolada do Hospital Municipal para atendimentos da Covid-19, possuí entrada e ambientes restritos. Com funcionamento 24h atende pacientes de toda região com retaguarda da UPA 24h e do Hospital em casos graves;
Principais Desafios e Soluções
Antes do novo modelo de gestão, o Hospital Municipal de Barão de Cocais comprometia cerca de 70% de todo o gasto anual da saúde da cidade. Ainda assim, o atendimento era ineficiente, com muitas reclamações e funcionários desmotivados.
Considerando o cenário de insatisfação, o Instituto Mais Saúde investiu na capacitação dos profissionais e implementou um sistema informatizado para o atendimento, além de realizar reformas, mutirões e campanhas de saúde. Dessa forma, hoje se faz mais com menos recursos.
Humanização na Prática
Em apenas 3 meses, 97 cirurgias de catarata foram inteiramente realizadas no Hospital Waldemar das Dores.
A Secretaria Municipal de Saúde de Barão de Cocais em conjunto ao Instituto Social Mais Saúde promoveu o curso de humanização e acolhimento nos serviços de saúde para todos os profissionais do Hospital Municipal Waldemar das Dores.
Todos os colaboradores receberam novos uniformes, de forma a estarem preparados para um atendimento de qualidade.
A Caminhada da Saúde reuniu mais de 800 munícipes em um percurso de 3 Km com foco na conscientização. Assim, a população contou com uma equipe preparada para esclarecer dúvidas sobre saúde, além de realizar exames e receber orientações nutricionais.
Com visitas colaborativas do Prefeito da cidade, foram estabelecidas ações de conscientização sobre o câncer de mama e a importância de exames preventivos, totalizando 155 mamografias realizadas.
A mobilização nas ruas da cidade para falar sobre o câncer de próstata atingiu mais de 800 homens em apenas um dia.
Sede São Paulo Rua Casa do Ator, 1.117, 16° Andar – Conjunto 163 Vila Olímpia – São Paulo/SP CEP 04546-004 (11) 3842-1501