10 Dicas de como cuidar da conjuntivite

Olhos vermelhos, irritados e com secreção… não é difícil identificar a causa desses sintomas, não é mesmo? A conjuntivite é uma inflamação nas pálpebras e na membrana externa do globo ocular (parte branca dos nossos olhos), e apesar da maioria das pessoas encará-la como altamente contagiosa, ela também pode não ser transmissível. Entenda os diferentes tipos e como cuidar da conjuntivite!

O que pode causar a conjuntivite?

Além dos sintomas que mencionamos acima, outros sinais podem te ajudar a avaliar se a conjuntivite é realmente o caso, como inchaço das pálpebras, lacrimejamento intenso, visão embaçada, dificuldade em abrir os olhos ao acordar e maior sensibilidade à luz.

Agora, para saber como cuidar da conjuntivite da melhor forma, primeiro é preciso entender suas causas! Essa inflamação pode ser de origem viral, bacteriana e até alérgica, provocada pela reação a poluentes ou substâncias químicas. Entenda as diferenças!

Quais são os tipos de conjuntivite?

Atualmente é possível encontrar 3 tipos diferentes de conjuntivite, sendo elas:

1. Infecciosa

A conjuntivite infecciosa é a mais comum, e também a mais contagiosa, podendo ser transmitida tanto pelo ar como pelo contato à região (por isso, é fundamental evitar colocar as mãos nos olhos sem higienizá-las antes).

No caso da conjuntivite infecciosa, podemos encontrar 3 variações:

  • Conjuntivite viral: Causada pelo vírus “adenovírus” e transmitida a partir do contato, a conjuntivite viral geralmente leva até 4 dias para exibir os sintomas;
  • Conjuntivite bacteriana: A mais contagiosa, a conjuntivite bacteriana é caracterizada por secreções mais espessas e amareladas nos olhos;
  • Conjuntivite fúngica: A mais rara, a conjuntivite fúngica é geralmente provocada por lesões nos olhos, a partir do contato com materiais que apresentam fungos, em especial a madeira. Esse é o tipo mais difícil de ser tratado e pode, inclusive, prejudicar a visão do paciente.

2. Alérgica

A conjuntivite alérgica não é contagiosa e ocorre devido a uma reação alérgica por ácaros e pólen. Doenças como asma e rinite podem ter ligação com este tipo de conjuntivite, assim como o uso lentes de contato.

Os sintomas mais comuns na conjuntivite alérgica são coceira e vermelhidão nos olhos.

3. Tóxica

Apesar de rara, a conjuntivite tóxica pode provocar danos graves à visão, quando não tratada corretamente. Ela pode ser provocada pela reação a produtos químicos, como venenos agrícolas, produtos de limpeza, inseticidas e até mesmo a cosméticos, como shampoos e maquiagem.

Como cuidar da conjuntivite?

Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas, mas é sempre importante manter a atenção para preveni-la e tratá-la da melhor forma. Em casos de contágio, mantenha a atenção com os seguintes cuidados:

  1. Evite aglomerações ou piscinas de academias ou clubes;
  2. Lave com frequência o rosto e as mãos;
  3. Faça compressas nos olhos com água gelada filtrada, ou com soro fisiológico;
  4. Evite coçar os olhos;
  5. Prefira as toalhas de papel, ao invés de toalhas de tecido para enxugar o rosto e as mãos;
  6. Troque as fronhas dos travesseiros diariamente;
  7. Suspenda o uso de substâncias químicas na região dos olhos;
  8. Suspenda o uso de lentes de contato até que os sintomas desapareçam;
  9. Não utilize colírios sem a prescrição médica, pois podem provocar complicações e agravar o quadro da conjuntivite;
  10. Não deixe de procurar um médico para entender qual é o tipo do contágio e como cuidar da conjuntivite corretamente. Alguns casos devem ser tratados com o uso de antibióticos e remédios específicos, por isso, é fundamental consultar um especialista.
Rolar para cima