1 ano e meio de gestão compartilhada da saúde em Ibirité

Quinta, 11 Abril 2019 10:19 |

Desde setembro de 2017, o Instituto Mais Saúde e a Prefeitura de Ibirité realizam a gestão compartilhada do Hospital e Maternidade Regional de Ibirité, administrando os serviços sempre com foco na humanização, na economicidade dos processos e na qualidade do atendimento.

Diferentes iniciativas e campanhas foram estabelecidas, a partir da missão de cuidar da área da saúde com comprometimento e garantir a satisfação dos pacientes e colaboradores. Hoje, queremos compartilhar as principais realizações e conquistas desse projeto com você!

Hospital Regional de Ibirité

Hospital Regional de Ibirité

Com a implementação de melhorias e reformas significativas na unidade de atendimento, o Hospital Regional de Ibirité está se tornando uma referência na qualidade do atendimento à saúde para toda a sua região, recebendo diariamente a população do município e de outras cidades, como Ribeirão das Neves, Brumadinho, Igarapé, Sarzedo, Betim, Três Marias e Vale do Jequitinhonha.

Uma estrutura completa e profissionais verdadeiramente preparados permitem um atendimento de qualidade em diversas especialidades médicas, desde clínica e cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, até ortopedia e oftalmologia.

A realização de cirurgias por vídeo desde abril de 2018, bem como o investimento em novos leitos e em profissionais capacitados, o Hospital Regional de Ibirité também apresenta especialidades cirúrgicas, como cirurgia oftalmológica, ortopédica, obstétrica, vascular e proctológica, além de cirurgias na área de mastologia, otorrinolaringologia e no aparelho geniturinário.

Além disso, o setor de medicina diagnóstica do Hospital de Ibirité funciona 24hrs por dia, e tem total capacidade e estrutura para realizar exames simples e complexos, desde ultrassonografia e raio x, até tomografia com e sem contraste, endoscopia, colonoscopia, ecocardiografia, densitometria óssea, eletrocardiograma, eletroencefalograma e mamografia.

Projetos com foco na saúde em Ibirité

Projetos com foco na saúde em Ibirité

Desde o início do projeto de gestão compartilhada da saúde em Ibirité, diversas ações vêm sendo implementadas e otimizadas diariamente no HMRI, a começar pela informatização do atendimento e a total adequação dos serviços e das instalações às normas técnicas.

Além da implantação das cirurgias por vídeo, a Prefeitura de Ibirité e o Instituto Mais Saúde também concluíram importantes melhorias na estrutura do hospital, incluindo a elaboração de uma brinquedoteca hospitalar, onde os pacientes da ala pediatra podem desenvolver atividades cognitivas e sociais.

A UPA 24h recebeu uma nova recepção, de forma que ambas as unidades agora possuem novas salas e sistema inteligente de senhas e painéis eletrônicos. Enquanto isso, a maternidade também foi reformada, proporcionando maior conforto para as mamães da cidade, que também contam com o Projeto Aconchego em todo o período gestacional.

A capacitação e preparação dos profissionais são mais uma prioridade do projeto. Os colaboradores do hospital realizam cursos e treinamentos periódicos, incluindo:

  • Curso de humanização;
  • Curso de Formação de Gestores;
  • Curso de Ferramentas da Qualidade;
  • Desenvolvimento da Equipe Assistencial.

Resultados da gestão compartilhada da saúde em Ibirité

Resultados da gestão compartilhada da saúde em Ibirité
  • Atendimento de 100% da demanda de exames laboratoriais, citopatológicos e de imagem;
  • Aumento de 42% das internações;
  • Aumento de mais de 153% das cirurgias;
  • Aumento de 20,6% dos atendimentos da maternidade;
  • Aumento de 302,5% dos atendimentos ambulatoriais de especialidades;
  • Aumento de 9% da taxa de ocupação de leitos;
  • Mais de 40.000 exames realizados por mês;
  • Média de 144 procedimentos cirúrgicos realizados por mês;
  • Mais de 500 internações por mês;
  • Mais de 8.600 consultas realizadas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento);
  • 860 atendimentos por mês na maternidade, com média de 130 partos realizados por mês.

Não deixe de acompanhar todos os resultados da gestão compartilhada da saúde em Ibirité. No blog e nas redes sociais do Instituto Mais Saúde, você fica por dentro de tudo o que acontece na área da saúde pública do município!

Artigos que você também pode achar interessante